RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 23 de julho de 2021

TRADIÇÃO É O REPASSE AUTÊNTICO


ATRAVÉS DAS GERAÇÕES  


Efeitos de luz com dançarinos na abertura das Olimpíadas 
 Foto: Patrick Smith/Getty Images


Estava olhando as festividades de abertura das olimpíadas de Tokyo, Foi lindo apesar de triste pela falta de público. Este País cultiva uma cultura milenar, reverencia seus ancestrais, se orgulha de seu passado, e faz disto fonte de turismo. Botei tenência ao cantarem o hino do Japão quando falaram que tal símbolo nacional tem mais de dois mil e seiscentos anos e conta a história de uma família imperial.

É o hino mais antigo do mundo e, até hoje, não foi alterado uma vírgula. 

Na Província de São Pedro, terra dos doutores da cultura, nosso hino Rio-grandense não tem duzentos anos e já mudaram e querem continuar mudando tudo, a todo o momento. 

E ainda se fala em culto as tradições. Tradição é o ato de entregar associado ao elemento de preservação. É um ensinamento que vai passando de pai para filho com a maior autenticidade possível. Todo o indivíduo é herdeiro de um complexo legado cultural e esta herança constitui a ideia fundamental de qualquer tradição. Pode-se dizer que uma tradição é como um ritual invisível que permite que uma série de conhecimentos passe de uma geração para outra ao longo dos tempos. 

Aqui pelo Rio Grande do Sul quem demarca o que é tradição não é o tempo ou os costumes mas sim os Congressos e Convenções tradicionalistas aonde alguns querem deixar seu nome na "história" sem o menor conhecimento do que seja tradição.