RETRATO DA SEMANA

Três Reis Magos

Três Reis Magos
Berega

domingo, 13 de junho de 2021

DIA DE SANTO ANTÔNIO

 


Conhecido como santo casamenteiro, Santo Antônio tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e também em Portugal. Seu dia é comemorado hoje, 13 de junho, em meio às festas juninas.

Normalmente, sua figura é representada carregando o menino Jesus em seus braços. Muitas mocinhas afoitas para encontrar um marido retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo depois de alcançarem seu pedido. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo e dizem que só mudam de posição quando Santo Antônio descolar um marido para elas. Essas simpatias geralmente são feitas na madrugada do dia 13.

Mas nem só de casamento vive o santo. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos. Em uma reza conhecida como "os responsos", o santo é invocado para achar coisas perdidas. Numa outra cerimônia, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece de 1° a 13 de junho.

Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.



A Paróquia de Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre, nasceu em torno de uma capelinha dedicada ao santo, criada por uma provisão episcopal de 9 de junho de 1875. O terreno fazia parte da propriedade da antiga Sociedade Parthenon Litterario, ponto de encontro de intelectuais portoalegrenses na segunda metade do século XIX. A capelinha teve sua pedra fundamental lançada em 16 de maio de 1876, sendo inaugurada na noite de Natal de 1881. Em 6 de janeiro do ano seguinte a imagem do padroeiro foi trasladada com festas e procissão desde a Catedral até sua nova casa. Em 30 de agosto de 1911 foi criada a paróquia, vinculada ao convento dos Capuchinhos, sendo o primeiro pároco o Frei Bernardin d'Apremont. Pouco tempo depois, em 1928, a capela foi demolida para dar lugar a um templo maior.

Pois hoje a igreja Santo Antônio do Partenon completa 110 anos. A tradicional procissão e as missas, em função da pandemia, não se repetirão como de costume.