RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

TEMA DOS FESTEJOS FARROUPILHAS 2021

 

CAMINHOS DE ANITA 





Na reunião da Comissão dos Festejos Farroupilhas de 2021, ocorrida na tarde do dia 19, alguns detalhes ficaram definidos como a escolha da Patrona Liliana Cardoso Duarte (que hoje apresentou-se no Jornal do Almoço), a Presidência da Comissão que ficou ao encargo de César Oliveira, a Vice-presidência com Maxsoel Bastos de Freitas, e o Secretário Léo Ribeiro de Souza.

O Tema dos festejos também ficou definido, apenas ficando para um segundo momento o título da temática, fato que ocorreu na manhã desta sexta-feira. CAMINHOS DE ANITA. Tal escolha tem por fundamento os 200 anos de nascimento da Heroína de Dois Mundos, Anita Garibaldi. 

Esta escolha é muito importante pois será motivo de trabalhos e pesquisas em centenas de escolas e centros de tradições pelo Rio Grande afora. 

Alessandra Mota, Patrona dos Festejos de 2020 e vice-presidente da Comissão do Bicentenário de Anita Garibaldi, assim se manifestou sobre a escolha: 

"O Tema Caminhos de Anita busca valorizar a presença determinante e simbólica de Anita nos rumos da história da Pátria e de vários mundos. Uma história de coragem, liberdade e afirmação do feminino.

Nos Caminhos de Anita nós vamos trilhar por terras e por águas, despertando o sentimento de pertencimento dos nossos municípios do interior do Estado.

Nós vamos trilhar pelos sentidos, pelo amor de mulher e mãe, pela força e generosidade e pelo direito de escolha e justiça". 

A Guerra Farroupilha marcou este Estado, assim como Anita marcou homens e mulheres por sua bravura e humanidade.

Convidamos e convocamos todo o Rio Grande a vir conosco resgatar, valorizar e resignificar os Caminhos que Anita construiu nos corpos e nas mentes.