RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 24 de abril de 2021

PARABÉNS, PIONEIRO.

 


Num dia 24 de abril, do ano de 1948, era fundado o "35" CTG, o Pioneiro das entidades tradicionalistas no Rio Grande do Sul. Mal comparando, o "35" está para os centros de tradições como a Califórnia da Canção Nativa está para os festivais nativistas, como Paixão Côrtes está para o Movimento, ou seja, foi a vertente, a ponta do esquadrão de lanceiros, o ventre da tradição organizada. As paredes do "35" CTG tem veias. Acreditem! O "35" tem alma!

Pelo portal desta casa de cultura gauchesca encravada de fronte ao Riacho Ipiranga, bem perto de onde travou-se a primeira batalha na Guerra dos Farrapos, grandes nomes cruzaram, altaneiros, pacholas, com um violão a tira-colo, com uma cordeona a meia espalda, para, ali, expandir seus sentimentos nativos. Lindas prendas sarandearam dentre estas quinchas protetoras, crianças viram brotar e germinar a mais pura cultura rio-grandense. O "35" é um mangrulho bombeando o cruzar das gerações cultoras do gauchismo, um guardião dos costumes mais autênticos desta terra sul brasileira.

Parabéns "35" CTG.

Foto: Léo RS