RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

terça-feira, 16 de março de 2021

MORRE O PREFEITO QUE LEVOU FÉ


NO FESTIVAL RONCO DO BUGIO 


Luiz Antônio Salvador
Crédito: Bolívar Medeiros

Faleceu no dia de ontem, aos 93 anos, vítima de Covid, Luiz Antônio Salvador, carinhosamente conhecido como Luizinho. Foi prefeito de São Francisco de Paula em duas ocasiões: de 1973 a 1976 e de 1983 a 1988. Sem dúvida alguma foi um dos maiores administradores deste município localizado no alto da serra. Culturalmente falando sua grande obra foi abraçar o projeto de João Cincinato Lucena Terra e Edson Dutra de realizar nesta cidade um festival diferenciado, autêntico, aonde só um ritmo seria permitido, o bugio, genuinamente parido no Rio Grande do Sul. O evento ocorria no meio de semana para que os conjuntos de baile pudessem concorrer. Sua primeira edição ocorreu em 1986 em meio ao campo municipal sob uma lona de circo, em pleno inverno de renguear cusco. A resposta popular foi tão grande que, para a terceira edição, Seu Luizinho construiu um ginásio de esportes que foi batizado de "Luizão". Hoje o festival, pleno de sucesso e de mil histórias, está em sua 28ª edição. 

O atual prefeito, Marcus Aguzoli, decretou luto oficial por três dias. 

Muito obrigado por tudo, Luiz Antônio Salvador, e que o Grande Arquiteto do Universo o receba de braços abertos. Com certeza, Honeyde, Adelar, Porca Véia, Francisco Castilhos, estão preparando um bugio para retrechar na sua chegada.