RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
O MELHOR LUGAR DO MUNDO É AONDE VOCÊ ENCONTRA A PAZ - Gravura: Aldo Chiappe

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

PROGRAMA INVERNADAS CULTURAIS

 

“Conta tua história” é proposta desta oficina 




“Conta tua história – Oficina Digital de Contação de Histórias” é o projeto de Guilherme Machado Ferreira, de Gravataí, integrante do Programa Invernadas Culturais.

A oficina é voltada para educadores, contadores de histórias, bibliotecários, agentes culturais, coreógrafos e departamentos culturais de entidades tradicionalistas, bem como pessoas da comunidade.
O projeto foca em alguns eixos temáticos. O primeiro deles é voz e sonoridade, seus usos e possibilidades. Também aborda o corpo como elemento de extrema expressão. Outro item é história e como se apropriar dela. Um quarto item são elementos e acessórios: potencialidade x limitação.

Visando um maior alcance e o desenvolvimento de medidas de acessibilidade para todos os públicos, a oficina tem como proposta focar nos elementos da voz e da narrativa, em uma descrição precisa que contemple o público com deficiência visual. Para contemplar também o público com dificuldade auditiva, a oficina se utiliza de imagens e legendas.

Segundo Guilherme, a força pedagógica da contação de histórias é incontestável e seu uso pedagógico é amplamente difundido na sociedade atual. “É uma técnica versátil e dinâmica, de grande alcance e baixos custos de produção. Sua capacidade lúdico-pedagógica pode e deve ser explorada a fim de proporcionar momentos de entretenimento e reflexão, onde um trabalho corporal e vocal associado ao uso de objetos e convenções possibilita estimular a imaginação e convida os ouvintes a embarcarem em uma incrível viagem onde cada envolvido contribui”.

O Programa Invernadas Culturais é desenvolvido pela Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.

A oficina pode ser acessada no link

Sandra Veroneze