RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

NOTÍCIAS DO MTG


MTG Convoca Assembleia Extraordinária 

do Departamento de Narradores 



O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul realizará no dia 09 de fevereiro, em no CTG Pousada da Figueira, em Porto Alegre, a Assembleia Geral Extraordinária do Departamento de Narradores. A convocação é da presidente Gilda Galeazzi e do vice-presidente campeiro Adriano Pacheco.

A Assembleia iniciará às 8h30min e terá como pauta a atualização do valor da anuidade, a realização de prova para novos narradores e o poder de nota do vice-presidente campeiro na avaliação para ingresso de novos narradores.

Outro ponto a ser debatido é a alteração no Inciso IX do Artigo 49 do Regimento Interno do Departamento de Narradores, que prevê exclusividade de atuação de seus membros para eventos de entidades filiadas ao MTG. Segundo o diretor do Departamento de Narradores, Ricardo Favin, esse artigo do regimento interno fere a constituição federal. “Acreditamos que com as alterações que serão propostas será melhor para promotores de eventos e narradores, que terão maior liberdade, porém sem abrir mão de alguns comprometimentos”, afirma.

Se a alteração do artigo for aprovada, narradores filiados ao MTG ficarão liberados para trabalhar em eventos de entidades não filiadas à entidade. A Assembleia será realizada no CTG para que possam ser observadas as medidas de distanciamento.


MTG prestigia duelo no CTG Pioneiros do Laço, 

em Esmeralda




O vice-presidente Campeiro do MTG Adriano Pacheco prestigiou no fim de semana o 1° duelo do CTG Pioneiros do Laço, em Esmeralda (8a RT), transmitido ao vivo pela página do movimento. Ele conheceu a réplica da “Selaria do Carlon”, onde aconteceu a reunião de planejamento de um treino que daria origem aos rodeios e ao tiro de laço, em 1951.

A casa foi erguida no parque de rodeios que leva o nome de Alfredo José dos Santos, participante da reunião. Neste domingo, um grupo de crianças, com Adriano Pacheco, o prefeito João Pereira (ex-coordenador da 30a RT) e a patroa da entidade Caroline Silveira fizeram as armadas de abertura, sob a narração de Alessandro Muliterno, que também é patrão do CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha.

“Que essa armada simbolize a tua luta para que os rodeios não parassem. O Adriano é um dos homens mais responsáveis por vocês (laçadores) estarem aqui hoje. O MTG brigou para que os rodeios não parassem”, disse Muliterno, ao microfone.

Mais de 800 laçadores participaram do duelo, que teve um orçamento de R$ 300 mil, ajudando a movimentar a economia da região. Na foto, Adriano com a coordenadora Lauri, prefeito e patroa do CTG.


Guasqueria – O artesanato campeiro” é tema de oficina gratuita




O oficineiro Cristiano Lacerda da Rosa, do Centro de Tradições Gaúchas Alexandre Pato, é o responsável pela oficina “Guasqueria – O artesanato campeiro” do Programa Invernadas Culturais, da Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Sedac.

A oficina explica a o ofício de guasqueiro, a história da atividade, e, além de proporcionar um incremento cultural para o aluno, também pode significar uma oportunidade de trabalho.

Alguns dos objetivos da oficina são proporcionar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social o efetivo acesso às fontes de cultura; dar visibilidade aos guasqueiros para que sejam reconhecidos por seus talentos e trabalhos; fomentar o pleno exercício do modo de criar, fazer e viver a cultura local.

Os vídeos apresentam temas como história do Rio Grande do Sul – Introdução do Gado no estado e a história de Lagoa Vermelha como Capital Gaúcha do Churrasco; e demonstração e explicação sobre as técnicas e processo de descarne, lonqueamento e estaqueamento.

A oficina é online, gratuita, e pode ser acessada no link



Artista plástico ensina a desenhar cavalo 
com a técnica do carvão





“A cultura gaúcha traçada no desenho a carvão: aula prática de como retratar um cavalo” é a oficina que o artista plástico Alessandro Müller Silveira está oferecendo pelo Programa Invernadas Culturais, da Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Sedac.

A aula é online e gratuita e tem teoria e prática demonstrativa sobre a técnica de desenho em carvão. A escolha da imagem do cavalo se deve à tradicionalidade dele na cultura gaúcha. Segundo Alessandro, a didática é fácil, com linguagem acessível, para que todos possam desenvolver essa habilidade.

O conteúdo contempla apresentação da técnica do carvão para desenho, o processo completo do desenho de um cavalo, as técnicas utilizadas com carvão e o processo de fabricação do carvão.

Como bônus, o oficineiro também mostra o passo a passo para desenho do peão e do fundo da imagem.
A oficina pode ser acessada no link