RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 17 de janeiro de 2021

HOJE É DOMINGO

 

E TEM FUTEBOL PELO INTERIOR DO MEU RIO GRANDE



Nove horas da matina. Na costa do Capão do Enforcado a cancha está preparada. Só falta botar as redes que vem chegando de carroça. O cal já foi largado por de riba do capinzal seco. O juncal da restinga, se dobrando ao vento, entoa um hino onde ninguém se preocupa com sua letra. 

O time do Boqueirão se prepara para receber o Canela Preta, escrete formado, em sua maioria, pela peonada da Estância São Gregório. A rivalidade já vem dos torneios de laço da região.
 
O guarda-metas do Canela, o Mão de Pilão, arqueiro da moda antiga aonde "jogar com os pés" significava dar uma voadora por cima da bola, já adiantou que:  se perderem nas quatro linhas, ganham no jogo do osso, no truco cego, no cuspe a distância.... 

Na capela o vigário dá um apurão no seu sermão dominical pois percebe que os beatos estão impacientes, em virtude da grande peleja.
 
Nos preparatórios, na sede do Boqueirão, o salão de bailes Sete Facadas, o Juvenal Pouca Ideia, misto de treinador, bolicheiro e beque que visa mais a medalhinha no pescoço do atacante adversário do que a própria bola, utiliza seu cigarro de palha para acender os foguetes, num chamamento do vizindário, enquanto a patroa fecha uns pastéis para fritura e a rapaziada vai se fardando com os calções oveiros (com várias cores) pois não tem igual para todo mundo.

Os políticos aproveitam a ocasião para despejar suas promessas. Outros atam negócios, carreiras, serenatas... e a gauchada negaceia suas pretendidas. Chinocas mais lindas do que laranjas de amostra. 

Depois da contenda, com qualquer resultado, haverá churrasco assado na vala, canha na guampa, cantoria e dança na ramada do rancho. 

Enquanto no resto do mundo os jogadores que ganham milhões perderam a identidade, o amor a camiseta, por aqui os atletas dão a vida pelos seus escretes.

Este é o futebol pelas bandas das Contendas no interior do meu Rio Grande. Que assim permaneça por muito tempo.