RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 16 de janeiro de 2021

DISCO VOADOR OU DISCO DE ARADO ?

 

O jornalista e crítico musical Juarez Fonseca, pessoa que respeito mas que não compactuo das mesmas ideias principalmente em relação a cultura regional do nosso Estado pois, sistematicamente, ataca o Movimento Tradicionalista Gaúcho, em uma postagem sobre a mudança da letra do hino rio-grandense justifica seu posicionamento favorável a modificação dizendo que, se o gaúcho evoluiu da carroça para as camionetes gabinadas (sic), da chaleira preta para a garrafa térmica, se o MTG (não podia deixar de citar) passou das bombachas largas para estas calças de punho, porque não aceitar a alteração do hino? 

Não vou entrar no mérito desta discussão até porque considero suas justificativas fracas e o debate vai muito além deste ranço particular do Juarez com o Movimento. 

Mas estou falando neste tema e neste crítico porque, incrivelmente, concordamos num ponto, ou seja, quanto a esta boina argentina, gigante, por vezes mais larga que a aba de um sombreiro, que no seu entender parece um disco voador. Com todo o respeito a quem gosta desta moda (e gosto é gosto) eu jamais usaria. É o tipo de vestimenta que não combina com a indumentária do gaúcho sul-brasileiro.

Não chegaria ao ponto de dizer que se assemelha a um disco voador, mas.... um disco de arado posto sobre a cabeça.