RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
MTC Desenhos

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

VINÍCIUS RIBEIRO

 

O ESCULTOR DOS "TRONCOS MISSIONEIROS"




A missão de nosso blog é de resgatar e divulgar todo tipo de artistas e sua arte, vinculados as tradições do Rio Grande do Sul. E se tem uma categoria de expressão artística que sou apaixonado é a escultura. Me paro horas frente a um monumento em pura admiração. Ao mesmo tempo, fico triste com o descaso e a omissão das autoridades responsáveis pelos nossos memoriais. Quanto a falta de educação do povo com as imagens que representam uma fase da história de nossa gente, eu nem falo.  

O meu escultor preferido é Antônio Caringi, o pelotense que esculpiu o Laçador, o Monumento ao Imigrante, em Caxias, a estátua de Bento Gonçalves, em Porto Alegre, e tantos outros. 

Atualmente o missioneiro Vinícius Ribeiro é um dos meus prediletos neste dom de perpetuar pessoas no concreto. Pediram ao Vinícius para se auto definir em poucas linhas e ele resumiu: "...Nascido em São Luiz Gonzaga, região das Missões, noroeste do Rio Grande do Sul (onde a experiência jesuítico-guarany da terra sem males, por ter dado certo, foi devastada em 1756). Fui introduzido ao mundo das Artes na infância, quando tive contato com histórias em quadrinhos e enciclopédias ilustradas (vindo a conhecer a vida e as obras dos grandes mestres da escultura).Procurei reproduzir, em desenhos, meus personagens favoritos. Péssimo aluno em biologia, somente tive destaque na matéria relativa a anatomia dos músculos e ossos. Mais tarde comecei a confeccionar pequenas peças de artesanato em resina. Autodidata por necessidade; trabalho a mais de quinze anos exclusivamente com esculturas. Atualmente produzo peças de diversos materiais e tamanhos, dentre os quais: concreto armado (monumentos, estátuas e bustos), pedra e resina. Sou defensor da ideia de que: Arte é profissão viável!"

Mas toco neste assunto e neste nome (Vinícius Ribeiro) porque está em fase final mais uma de suas obras, ou seja, o monumento ao cantor Cenair Maicá. Ele que já esculpiu Jayme Caetano Braun e Noel Guarany, lapida com maestria este que vai embelezar a cidade de São Miguel das Missões.  

O meu amigo poeta Valter Portalete andou tirando uns retratos desta nova obra de arte lá pelos terreiros da residência do Vinícius Ribeiro (nem sei se podia publicar). Não fica brabo, meu "ermão" velho que o bonito tem que ser mostrado.  


Jayme Caetano Braun - São Luiz Gonzaga
Crédito: Site Portal das Missões 

Noel Guarany - Bossoroca
Crédito: Site Portal das Missões

Cenair Maicá - São Miguel das Missões
Crédito: Portalete