RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

RETROSPECTIVA GAUDÉRIA 2020

 

JANEIRO

Dia 07 - No dia 07 de janeiro César Oliveira foi nomeado, em cerimônia presidida pelo Governador Eduardo Leite “Adido Cultural do Rio Grande do Sul”.  Uma distinção honorífica que é dada a pessoas que tem relevância na área cultural, assim podendo representar a SEDAC/RS - Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul - em atividades quando designado pela Secretária Beatriz Araujo.

Dia 10 - Começa na cidade de Lajeado o 68º Congresso Tradicionalista um dos mais importantes eventos do MTG pois ali são debatidos e aprovados, ou não, novas proposições que ditarão os rumos da entidade. Acontece, também, a eleição para a presidência que tem mandato de um ano. A exemplo do que aconteceu no ano passado, as campanhas foram acirradas em torno das candidaturas de Gilda Galeazzi e Elenir Winck, as candidatas a comandar o Movimento neste ano de 2020. Esperamos que, passado o pleito, as forças se unam em torno do tradicionalismo que atravessa um dos momentos mais turvos de sua história.

Dia 12 - O pleito realizado no dia 11 de janeiro por ocasião do 68º Congresso Tradicionalista Gaúcho na cidade de Lajeado abriu ainda mais as chagas não cicatrizadas das eleições de 2019 e de um ano de administração conturbada com sérias acusações ao presidente que deixa o cargo.

O resultado da apuração que apontou um inusitado empate com 530 votos para cada candidata, algo pitoresco e que, se bem aproveitado, poderia ser explorado como notícia para o Brasil inteiro, tornou-se o início de uma disputa judicial que acabou determinando a posse da Sra. Gilda Galeazzi como presidente da entidade. 

Dia 13 - O Piquete Fraternidade Gaúcha juntamente com as Lojas Maçônicas  Gaúchos Templários e Afonso Emilio Massot, de Capão da Canoa, além de diversos maçons que encontram-se pelo litoral, abriram o Ano Maçônico pela primeira vez com uma Sessão Gaudéria. Prestigiaram o evento o Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul Celito Cristófoli e o Grão-Mestre Adjunto Antônio Carlos Lampert, além de diversos ministros.

Dia 16 - Começa a 21ª Cavalgada Cultural da Costa Doce uma das mais belas, maiores e bem organizadas do Estado com saída de Guaíba e chegada no dia 26 na Praia do Laranjal, em Pelotas.

Dia 16 - É oficializada a doação ao Museu Histórico Farroupilha de Piratini de um acervo com quase mil peças do colecionador gaúcho, Volmir Júnior dos Santos, natural de São Francisco de Paula, que reculuta, há mais de 20 anos, artigos da saga farroupilha.

Dia 17 - Começa a 30ª Festa Nacional do Chamamé e 16ª do Chamamé do Mercosul, de Corrientes, Argentina, que apresenta cerca de 20 espetáculos musicais por noite e atrai aproximadamente 200 mil pessoas nas dez noites,

Dia 18 - Aos 89 anos faleceu Juan Carlos Saravia, alma do conjunto Los Chalchaleros e uma das figuras mais emblemáticas do folclore nacional da Argentina.

Dia 18 - Faleceu nesta data na cidade de Camaquã, um dos maiores baluartes da tradição gaúcha, Bonifácio Barros. Homem de fácil comunicação, foi um dos precursores dos programas radiofônicos ao vivo. Também foi fundador e patrão de diversos centros de tradições pelo Rio Grande afora.

Dia 19 - O ginete Pierre Rocha, de Rio Grande, sagrou-se campeão da Categoria Crina Limpia, a mais valorizada do Festival de Doma y Folclore de Jesus Maria, na Argentina, o maior do gênero na América do Sul, realizado nesta semana gora em sua 55ª edição. Rafael Safons, do Alegrete, foi vice-campeão fazendo uma dobradinha gaúcha.

FEVEREIRO

Dia 01 - Começa o 33º Rodeio Internacional de Vacaria, a maior festa crioula do Brasil. É um sonho para todos os gaúchos que cultivam as tradições subir num dos diversos palcos artísticos, dar um tiro de laço na Cancha da Ferradura, ou mesmo curtir o acampamento nos vários equitares de mata nativa.

Dia 01 - No Planeta Atlântida o cantor mineiro Gustavo Lima apresentou-se pilchado, beijando a bandeira do Rio Grande e cantando algumas músicas regionalistas. O público que lotava as dependências foi ao delírio.

Dia 02 - Festival Cante uma Canção em Vacaria teve como grande vencedora a música O Primeiro Romance, uma chamarra com letra de Sergio Carvalho Pereira, melodia de Cristian Camargo, na interpretação de Luiza Barbosa.   

Dia 14 - Tem início em Torres a 36ª Cavalgada do Mar com término no dia 22 em Dunas Altas.

Dia 15 - O Sr Roberto Basso (MTG-MT) da Chapa União, Honestidade e Transparência foi eleito, com 100% dos votos válidos, Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha para a próxima Gestão. A eleição aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro durante o 21º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha e a 17ª Convenção Brasileira da Tradição Gaúcha. Os eventos acontecem em Colombo-PR no CTG Querência Santa Mônica, onde também ocorreu o 18º Concurso Nacional de Prendas e Peões.

Dia 29 - Aconteceu na cidade de Esteio, no Seminário Claretiano o 6º Esteio da Poesia Gaúcha e 2º Esteio do Amanhã, promovidos pela Prefeitura Municipal junto a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e da Diretoria de Comunicação Social e Eventos (DCSE). O poema vencedor foi Sextinas de Noite a Dentro, de autoria de Moisés Silveira de Menezes com declamação de Romeu Weber e tendo por amadrinhador Mário Tressoldi.

MARÇO

Dia 07 - Acontece o festival Acampamento de Campo Bom, em sua 18ª edição. A canção vencedora foi Pitando, com letra de Francisco Brasil, com melodia e interpretação de André Teixeira.

Dia 12 - A Comissão Especial da Cadeia Produtiva da Música e da Cultura Gaúcha da Assembleia Legislativa do Estado recebe, em uma Audiência Pública, o Secretário de Cultura de Pernambuco e o Superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura da Bahia para debater as experiências de sucesso dos dois estados em promover as suas culturas regionais. O evento acontecerá no Espaço de Convergência da Assembleia, em Porto Alegre, às 18h, e tem entrada franca. Proposta e presidida pelo deputado Luiz Marenco (PDT), a Comissão Especial vem aprofundando temas importantes para o artista gaúcho.

Dia 13 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) decidiu adiar a 32ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul, prevista para acontecer entre os dias 19 e 22 de março, em Pelotas. A nova data será definida nos próximos dias. A decisão segue orientação do Ministério da Saúde, para que sejam suspensos eventos com aglomeração de pessoas, inclusive na área cultural, para evitar a disseminação do Coronavírus.

Dia 13 - Ocorre no Grêmio Náutico Gaúcho a tradicional cerimônia da abertura do Ano Maçônico no Rio Grande do Sul pela primeira vez em sua história na cidade de Porto Alegre. A sessão pública reunindo cerca de 300 maçons de diversos Estados do Brasil foi organizada pela Fundação São João e coordenada, pelo Piquete Fraternidade Gaúcha e pela Loja Gaúchos Templários num jantar ritualístico adaptado a linguagem gauchesca, novidade que encantou os visitantes visivelmente impressionados com o vigor de nossa cultura nas apresentações de músicas e poesias e da forma entusiasta com que cantamos nosso hino.   

Dia 16 - Nesta data começa o cancelamento dos eventos programados tais como: 16º Canto da Lagoa; 34º Reponte da Canção; 24º Canto Moleque; 1º Garimpo da Poesia; 7º Sarau Feminino da Estância da Poesia Crioula; 15º Encontro de Tropeirismo e outros tantos.

Dia 21 - Faleceu o bajeense Airton Pimentel, 81 anos um dos maiores talentos da velha guarda da musicalidade gaúcha. Autor de clássicos como Negro da Gaita, Rancho da Estrada, Missal das Reses e tantos outros, Airton Pimentel foi um dos fundadores do Grupo Os Araganos. Posteriormente partiu para uma carreira solo aonde gravou diversos LPs que bateram recordes de venda devido a popularidade das composições somadas as mensagens contidas nos trabalhos.

ABRIL

A partir do mês de abril os bailes, festas, shows, festivais, ficam proibidos em função das aglomerações e a consequente disseminação da pandemia. É um período triste e difícil que só o tempo poderá descrever suas consequências. Os artistas foram os primeiros a sofrenar o seu trabalho e deverão ser os últimos a retornar. Começa, então o período de lives e vídeos aonde os músicos tentam não se afastar de seu público. São dezenas, centenas. No começo com o intuito de ajudar os mais necessitados e, com o passar dos meses, ajudar a si próprio.

A música Fundo da Grota, interpretada pelo cantor Baitaca é o grande destaque deste período. Diversos outros grupos tentaram pegar carona com alguns temas jocoso mas que não tiveram a mesma projeção.

Até este momento havia esperança e as pessoas trabalhavam com a perspectiva dos festejos farroupilhas, ENART, Festa Campeira, rodeios, aconteceram normalmente, mas tudo teve que ser suspenso.

MAIO

Dia 01 - Incêndio destruiu o galpão do GTCN Velha Carreta na noite desta quinta, de 30 para 01 de maio. A entidade tradicionalista fica na ERS-122, no bairro Forqueta, Caxias do Sul, sede da empresa Fras-le.

Seguem as lives, os encontros e concursos virtuais, vídeos conferências, as promoções nas entidades tradicionalistas com o fim de arrecadação de roupas e alimentos. O mundo gaúcho tenta emergir da pandemia por meio das redes sociais.

Dia 30 - O primeiro conjunto a fazer uma live em benefício próprio e reconhecer as necessidades de seus integrantes foi o Grupo Cordiona, aonde Porca Véia rifa uma de suas gaitas para arrecadação de valores. O Leilão rendeu a quantia de 34 mil reais. Quem arrematou esta preciosidade em forma de instrumento musical foi Guilherme Galvane Batista, 36 anos, catarinense de Orleans que vive no município de Vilhena, no estado de Rondônia

JUNHO

Dia 04 - Primeiro resultado concreto de ajuda a classe artística. O Plenário do Senado aprovou na quinta-feira, 4 de junho, o projeto de lei chamada Aldir Blanc que libera R$ 3 bilhões em auxílio financeiro a artistas e estabelecimentos culturais, inclusive entidades tradicionalistas, durante a pandemia da covid-19 (PL 1.075/2020).

O valor deverá ser repassado a estados, Distrito federal e municípios em até 15 dias após a publicação da lei. Estão previstas quatro formas de aplicação do dinheiro: renda para trabalhadores da cultura, subsídio para manutenção de espaços culturais, fomento a projetos e linhas de crédito.  

Dia 12 - Faleceu no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, vítima de uma parada cardíaca durante uma seção de hemodiálise, o carismático gaiteiro Porca Véia (68).  Em função das restrições da pandemia o que era para ser uma despedida para milhares de fãs, resumiu-se a um grupo pequeno de familiares e amigos.

Dia 13 - Morre o artista regionalista Jorge Freitas, vítima de covid-19. Músico, intérprete e servidor da Secretaria de Cultura e Turismo de Cruz Alta, ele estava internado no Hospital São Vicente de Paulo desde o dia 5 de junho. Jorge Freitas tinha 59 anos  

Dia 21 - Ocorre o falecimento do compositor, Conselheiro Benemérito do MTG, Membro da Estância da Poesia Crioula e vice-presidente da Academia Literária do Vale do Taquari, Dr. Jorge Moreira, aos 91 anos.

Dia 27 - Por iniciativa do Deputado Luiz Marenco em sessão plenária foi aprovado, por unanimidade, o PL 457/2019, que denomina a ERS-536, em toda a sua extensão, como Rodovia Cenair Maicá.

Dia 30 - É eleita a nova diretoria da Estância da Poesia Crioula, entidade que congrega os vates regionalistas há mais de 60 anos. O presidente a comandar a Academia Xucra do Rio Grande pelo próximo biênio será Maxsoel Bastos de Freitas tendo como vice Léo Ribeiro de Souza. 

JULHO

Dia 01 - Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a Lei Aldir Blanc que destinará R$ 3 bilhões para o setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia de coronavírus. Desse montante, o Rio Grande do Sul deve receber R$ 155 milhões — R$ 70 milhões para o Estado e R$ 85 milhões para os municípios. Para Porto Alegre, serão destinados R$ 9 milhões.

Dia 03 - Acontece o falecimento do amigo, confrade e incentivador, o uruguaianense Luiz Alberto Ibarra, um dos últimos fundadores da Estância da Poesia Crioula ainda vivo. Luiz Alberto Ibarra se formaria em nova faculdade (direito) este ano, ao completar 90 anos de idade, um curso que era seu sonho. 

Dia 04 - A história de duas enfermeiras que descobriram que eram irmãs durante um treinamento para a pandemia foi um dos destaques do Desafio Farroupilha 2020. O concurso de danças tradicionais da RBS TV, que estreou neste sábado, no Jornal do Almoço, também prestou uma homenagem aos profissionais de saúde. 

Quatro CTGs que já venceram as edições anteriores aceitaram a missão de criar uma coreografia online para simbolizar a rotina destes trabalhadores. Como as entidades tradicionalistas estão fechadas, os dançarinos usaram recursos de computação gráfica par criar o cenário da performance.

Dia 10 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho criou o setor de ouvidoria. O objetivo é disponibilizar um canal direto de comunicação de tradicionalistas e entidades com a federação. Segundo a presidente, Gilda Galeazzi, as entidades tradicionalistas são prioridade da atual gestão e a criação da ouvidoria é fundamental para e estreitar laços.

O email é ouvidoria@mtg.org.br e o telefone 51 3223-5194.

Dia 18 - Fãs pilchados, muitos sorvendo chimarrão, buzinaços sincronizados e até chapéus sobre os carros marcaram o cenário do primeiro POA Drive-in Show com César Oliveira e Rogério Melo, na noite deste sábado no estacionamento da EPTC, ao lado do Estádio Beira-Rio. Com lotação esgotada - 200 veículos, no total - a dupla contou com a participação do músico e compositor gaúcho João Luiz Corrêa.

Os festivais nativistas e de poesia começam a acontecer de forma virtual. As dezenas de lives e vídeos conferências continuam intensamente.

AGOSTO

Mais eventos são cancelados definitivamente e diversas reuniões acontecem para encontrar uma forma de referenciar datas e acontecimentos marcantes como o Desfile Farroupilha, o ENART, a Festa Campeira, tudo em decisões que seguem as diretrizes de saúde pública em decorrência da pandemia da covid-19.

Dia 07 - Morre o gaiteiro Adão Lanes.  

Dia 15 - Lançado de forma virtual (e-book) livro que registra os 200 anos da passagem do botânico francês August de Saint Hilaire pelo Rio Grande do Sul com sua chegada por Torres em 4 de junho de 1820. O livro foi a reculuta extraída por Jeandro Garcia sobre o tema, compilados por Rogério Bastos e com ilustrações de Léo Ribeiro de Souza. A obra foi disponibilizada gratuitamente nas redes sociais a partir de 22 de agosto, dia do folclore.

Dia 19 - Após consulta ao Comitê de Análise de Dados do Covid-19, o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, anunciou a liberação de atividades e provas campeiras em municípios com bandeira amarela ou laranja. O aval foi dado pela coordenadora do comitê, Leany Lemos, e comemorado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

SETEMBRO

Dia 01 - Celebrando os “Gaúchos Sem Fronteiras”, os Festejos Farroupilhas 2020 tiveram uma série de atividades online, programadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, Regiões Tradicionalistas e entidades filiadas. Entre os destaques, estão o Festival Internacional de Gineteadas, Sarau Gaúchos Sem Fronteiras, com artistas gaúchos espalhados pelo mundo, e Missa Crioula.

Dia 02 -  A aproximação do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul com a classe política rendeu mais um fruto nesta semana. Depois da emenda parlamentar do deputado estadual Mateus Wesp, que destinou R$ 150 mil para oficinas através do edital Programa Invernadas Culturais, na quarta-feira, 02 de setembro, foi anunciado o empenho de R$ 2 milhões no Orçamento Geral da União para projetos relacionados a tradicionalismo e cultura gaúcha.

Dia 05 - Acontece a 6ª Tertúlia da Poesia de Santa Maria tendo como vencedor o seguinte trabalho: Conjunto da Obra: Primeiro Lugar:  DISSERAM QUE ERA FEITIÇO. Autor: Moises Silveira de Menezes / Declamadora:  Liliana Cardoso / Amadrinhador: Alexandre Brunetto

Dia 06 - Neste fim de semana foram realizadas cerimônias de geração e distribuição da Chama Crioula em vários municípios sendo, a grande maioria de forma virtual ou com presença de poucos participantes. Em Porto Alegre, a Chama Crioula foi retirada da pira da pátria as 17h do dia 07 no Parque Farroupilha, sendo conduzida em cavalgada até a sede da 1ª Região Tradicionalista, na zona sul.

Dia 13 - Do Parque da Harmonia, em Porto Alegre, para o mundo, o Galpão Virtual Universo Gaúcho começa a exibir pela internet sua ampla programação de shows, oficinas e atrações culturais. A solenidade de abertura aconteceu com a presença de autoridades e artistas. O evento foi realizado pela Fundação Cultural Gaúcha, com apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul.

Dia 14 - A manhã da segunda-feira, 14 de setembro, foi especial para todos os gaúchos. Marcando oficialmente a abertura da Semana Farroupilha 2020, a Chama Crioula, vinda de catamarã da cidade de Guaíba, chegou ao Palácio Piratini, onde foi recebida pelo governador Eduardo Leite. A cerimônia contou também com a presença do Vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, da Secretária Adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, da Patrona dos Festejos Farroupilhas, Alessandra Carvalho da Mota, da Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Gilda Galeazzi, e do Presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas César Oliveira.

Dia 16 - No dia 16 de setembro comemorou-se os 180 anos de nascimento  de Domenico Menotti Garibaldi, nascido em Mostardas no ano de 1840. Filho mais velho de Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi, foi o único dos filhos do casal que nasceu no rancho da Família Costa, localidade de São Simão, na então República Rio-Grandense, pela qual seus pais lutavam. Os demais filhos, Rosa, Ricciotti e Teresa, nasceram no Uruguai nos anos seguintes.

Dia 19 - O curta-metragem Bochincho – O Filme, que conta a história do épico poema de Jayme Caetano Braun, com roteiro de Guilheme Suman e Thiago Suman e direção de Guilherme Suman, estreia no 48º Festival de Cinema de Gramado. O filme, foi classificado na competição para a Mostra Gaúcha de Curta-Metragens.

Dia 29 - A prefeitura de Porto Alegre lançou novo edital para a concessão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Parque da Harmonia, e do trecho 1 da orla do Guaíba por 35 anos. Em 31 de agosto, a primeira licitação não recebeu interessados. O secretário destaca que as premissas continuam inalteradas como a proibição de cobrança de ingresso para utilizar os espaços do parque e a manutenção dos três eventos realizados tradicionalmente no Harmonia: Acampamento Farroupilha, Acampamento Indígena e o Rodeio de Porto Alegre.

Dia 30 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul realizou, na quarta-feira, 30 de setembro, live de orientação às entidades tradicionalistas sobre os editais referentes à lei Aldir Blanc. A live contou com a presença da Secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araújo.

OUTUBRO

Dia 10 - Acontece de forma mesclada, com a presença de jurados, organizadores e músicos, mas sem público, a 34ª Moenda da Canção da cidade de santo Antônio da Patrulha. A vencedora foi a música Do Amor, com letra de Edilberto Teixeira (in memorian), melodia de André Teixeira e interpretação de André Teixeira e Fernanda Lopes.

Dia 22 - O deputado e cantor Luiz Marenco foi convidado pelo governador de Corrientes, Gustavo Valdés, para representar o Brasil numa reunião virtual com os delegados da Unesco. O encontro com os membros dos vinte e quatro países que formam o Comitê Intergovernamental Para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Humanidade, aconteceu dia 22 às 12h. O evento virtual foi uma exposição sobre o Chamamé como candidato a Patrimônio Imaterial e Cultural da Humanidade, algo que deve ser votado em dezembro deste ano. Também participaram da reunião, ministros e secretários de Cultura de diversas províncias argentinas e de outros países nos quais o chamamé é vigente.  

Dia 28 - O 54º aniversário do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul foi comemorado, nesta noite de quarta-feira, 28 de outubro, em grande estilo. Na sede da entidade, em Porto Alegre, uma live integrou as 30 regiões tradicionalistas do estado com atrações artísticas, culturais e campeiras. A programação teve início às 20h, com transmissão ao vivo pelo Facebook do MTG e pelo canal no YouTube do Eco da Tradição.

NOVEMBRO

Dia 11 - As relações entre a Fundação Theatro São Pedro e a Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) viraram caso de polícia. A Operação Bastidores, deflagrada na manhã desta quarta-feira (11), tem como objetivo apreender documentos de interesse de uma investigação — coordenada pela 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª Decor) — sobre possível desvio de dinheiro. O inquérito apura se a associação, que é uma entidade privada e sem fins lucrativos, se apropriou de dinheiro ou usou indevidamente valores que deveriam ter sido revertidos ao longo de anos em prol da fundação, que é pública.

Dia 14 - Faleceu neste dia, aos 107 anos de idade completados dia 23 de abril, um ícone da cultura rio-grandense, Francisco Pereira Rodrigues, político, poeta, romancista, contista e historiador, ex-presidente da Estância da Poesia Crioula. Nasceu em Santo Amaro, na época distrito e sede do Município de General Câmara, no Rio Grande do Sul.

Dia 17 - Sarau e debates compõem programação do MTG alusiva à Semana da Consciência Negra No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra e o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul desenvolveu uma programação especial. Online, as atividades aconteceram nos dias 17 e 18, nas páginas do MTG no Instagram e Facebook e canal do Eco da Tradição no YouTube.

Dia 19 - O ex-vereador e músico Adelar Bertussi ficará imortalizado o emprestar seu nome para a Sala de Comissões do 2º andar do prédio do Legislativo Caxiense. A cerimônia de descerramento da placa ocorreu na manhã da quinta-feira (19/11) e contou com a presença de Gilney Bertussi, filho do músico.

Dia 23 - Em reunião realizada na noite desta segunda-feira, 23/11, o Conselho Diretor do MTG decidiu rejeitar proposta feita pelo conselheiro Jorge Soares, no sentido de prorrogar mandato da presidente, diretoria, conselho, coordenadores regionais e patrões. O argumento era de que os gestores não tiveram condições de realizar seu trabalho por causa da pandemia e que os principais eventos foram adiados para 2021.

DEZEMBRO

Dia 01 - Faleceu nesta tarde de terça-feira o sãoborjense, poeta e compositor, Flávio Campos Sartori, participante assíduo dos festivais de barrancas na região missioneira.

Dia 05 - Morreu na noite do dia 05 um ícone, aquele que é considerado o Ginete do Século, primeiro ganhador do Freio de Ouro com Itai Tupambaé, o campeoníssimo Vilson Souza.

Dia 08 - Foi aprovado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 432/19, de autoria do deputado Luiz Marenco, que denomina como “Rodovia Noel Guarany” a ERS/561, em toda a sua extensão de 28,76 km, compreendendo os trechos desde o entroncamento da BRS-472 até o entroncamento da ERS-168. Protocolado em 1º de outubro de 2019, o PL foi apreciado por mais de um ano e aprovado por unanimidade, hoje, dia 08 de dezembro de 2020, com 48 votos favoráveis.

Dia 12 - Na madrugada do dia 12 finda a 42ª edição da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, realizado de uma forma híbrida, ou seja, com a presença de organizadores, equipe de trabalho, jurados e músicos participantes mas sem a presença de público. o Festival foi considerado um sucesso e teve como grande vencedora (Calhandra de Ouro) a composição Milonga do Amor Perfeito com letra de Jaime Vaz Brasil, melodia de Zé Alexandre, na interpretação de Zé Alexandre e Grupo Mas Bah

Dia 15 - São anunciados os vencedores do Prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha) 2020, uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul que visa premiar pessoas e entidades voltadas para a cultura gaúcha.

Dia 21 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho lança o programa de vantagens do Cartão Tradicionalista. Batizado de “Gaúcho de Carteirinha”, o projeto vai garantir descontos a portadores do cartão a que tem direito todo associado de CTG, em uma rede de parceiros credenciados em todo o Rio Grande do Sul.

Dia 29 - Falece o músico, gaiteiro, Albino Medeiros, muito conhecido nas rodas festivaleiras.