Muitas pessoas não podem ver um microfone pela frente para consagrarem-se em seus minutos de fama. Outros ficam paralisados, estáticos.
Nestes tempos de pandemia aonde as lives afloram por todo o canto e a todo o momento pois é uma maneira da classe mais desfavorecida, ou seja, os artistas, terem contato com seu público, arrecadarem algum valor e, ainda, ajudar a terceiros, o que mais se nota é a falta de um bom mestre de cerimônias.
Quando a lives envolvem sorteios ou leilões pior ainda. As conversas se espicham tornando-se cansativas. Em outras ocasiões, no intervalo das músicas, por não ter um roteiro pré-definido, os participantes se olham sem saber o que vão falar.
Por isso, para valorização do trabalho e para não por toda a organização a perder, é necessário ter um bom mestre de cerimoniais. Alguém que não queira aparecer mais que os artistas mas que não deixe a peteca cair intercalando curiosidades, cultura, história, humor, e tudo sem exageros, em doses homeopáticas.
Certa feita resolveram colocar uma pessoa autêntica (até demais) para apresentar o Festival Ronco do Bugio, da minha cidade São Chico de Paula. Foi um desastre. Por imaginar que o histórico do bugio requer letras jocosas (outro erro grave), tentou transformar o palco do evento num programa de auditório isto sem falar do palavreado chulo e das piadas de baixo calão.
- Abriu o microfone no máximo de volume e assustou a todos quando começou gritando: - BOM DIA... Como ninguém entendeu muito bem o que estava se passando, poucos responderam. Ele insistiu: - ESTÁ MUITO FRACO... QUERO OUVIR BEM ALTO! BOM DIA.... Detalhe: eram 20 hs de uma noite velha serrana, fechada e com cerração. Depois, veio o clássico mote para mexer com o público: - Quem é gremista a quem é colorado aqui?
Como essa história de virus parece que vai a trote largo até meados de 2021 seria de bom alvitre que os artistas fizessem um bom projeto com início, meio e fim de suas apresentações virtuais e colocassem alguém conhecedor do riscado para, justamente, valorizar o trabalho a ser apresentado.