RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

LANÇAMENTO "ESPERANÇA E FÉ"




Por: César Oliveira

Nesta quinta-feira 10/09 lançaremos oficialmente a música “ESPERANÇA E FÉ” do nosso novo trabalho que tem o mesmo nome.
Confira nas principais plataformas digitais - *Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube Music, TIDAL, Napster e ITunes.*
Nosso EP “Esperança e Fé” será lançado na Live Show Na Essência no dia 04/10 - aguardem!
Esperança e Fé é um projeto cultural de apelo regional, que une quatro composições feitas pela parceria Anomar Danubio Vieira e Rogério Melo, que em sua caraterística principal foram compostas de forma virtual no período de distanciamento controlado, da quarentena, em virtude da pandemia do Covid-19.
A primeira obra que empresta nome ao projeto, Esperança e Fé, foi composta no inicio desse período, destacando novas maneiras e adaptações para o trabalho naquele momento, respeitando a rigidez dos protocolos, onde cada músico faz da sua casa um “palco virtual”, onde a esperança e a fé são fundamentais  para o enfrentamento desse momento tão difícil.
A segunda música composta foi Quadro Molhado, quando também naquele momento estávamos saindo de um enorme período de seca,  a chuva abençoada que veio naqueles dias era ouro que caia do céu, e através de uma mensagem de Whatsapp do Rogério para o Anomar relatando que não tinha dinheiro que pagasse ver aquela cena da terra encharcada, quase que imediatamente criou-se  a poesia, tema dessa composição.
Engarupada no Quadro Molhado, veio Chamarrita Pontezuela, quando de uma maneira não habitual de compor, Rogério enviou a ideia da melodia para a construção de uma chamarrita bem crioula e tradicional, o que também de pronto foi entendido e transformado em verso.
Para fechar o quarteto de composições, Chasque do Abraço, uma valsa de propriedade singular e grande valor sentimental, pois trata de forma franca, carinhosa e verdadeira a amizade dos compadres, amigos e parceiros de arte extensiva à César Oliveira, incansável irmão de lida, todos distanciados socialmente.
Essas quatro composições serão lançadas no mês de setembro, mês farroupilha, mês do Gaúcho, num setembro diferente onde não teremos atividades presenciais em comemoração a nossa data magana, então o mínimo que poderíamos fazer era entregar para o nosso público o nosso coração e a nossa alma, retratadas no nosso canto e nestas composições.
Outra peculiaridade deste projeto é que duas destas composições são interpretadas de forma solo, Chamarrita Pontezuela na voz de César Oliveira e Quadro Molhado na voz de Rogério Melo, resgatando a história e o potencial de cada um, que já eram cantores consagrados antes de formarem a dupla.
Abrindo e fechando o projeto, Esperança e Fé e Chasque do Abraço trazem a sustentação vocal, a firmeza e galhardia do cantar em dueto de uma das maiores duplas de cantores regionais do Brasil.