RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

CHAMA CHEGA AO PALÁCIO PIRATINI


Chegada da Chama Crioula no Palácio Piratini
abre oficialmente Semana Farroupilha
 
Presidente do MTG Gilda Galeazzi repassa uma centelha
ao Governador Eduarto Leite
 
 
A manhã da segunda-feira, 14 de setembro, foi especial para todos os gaúchos de nascimento e de coração. Marcando oficialmente a abertura da Semana Farroupilha 2020, a Chama Crioula chegou ao Palácio Piratini, onde foi recebida pelo governador Eduardo Leite. A cerimônia contou também com a presença do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, da secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, da patrona dos Festejos Farroupilhas, Alessandra Carvalho da Mota, da presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Gilda Galeazzi, e do presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas César Oliveira.
 
A presidente do MTG, Gilda Galeazzi, em seu pronunciamento destacou o esforço dos tradicionalistas para realizar a melhor Semana Farroupilha possível, nesses tempos tão difíceis de pandemia. O formato adotado neste ano, na sua opinião, foi a alternativa encontrada para dar a todos a oportunidade de conhecer a cultura gaúcha e a história do Rio Grande do Sul. Mesmo sem a possibilidade da conversa e do abraço presenciais, garantiu ela, neste ano os festejos farroupilhas estão sendo comemorados. “Podemos construir nossa felicidade em dias felizes e dias tristes, e se hoje o dia está nublado, cinzento, ao mesmo tempo é um dia feliz, porque estamos comemorando os feitos dos nossos antepassados”, afirmou. Gilda disse que o MTG, irmanado com os poderes constituídos, está engajado na construção do futuro.
 
O governador Eduardo Leite, em seu pronunciamento, falou sobre a importância de lembrar do passado de luta e resistência do povo gaúcho, neste momento tão difícil de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “Alguns dizem que vivemos uma nova guerra nesses novos tempos, uma guerra sanitária, contra um inimigo invisível, e nós, gaúchos, temos o privilégio, já tendo enfrentado uma guerra, de olhar para nosso passado, para a epopeia farroupilha, e nos inspirar”, afirmou.  A chama crioula nesse momento, acredita o governador, acende nos corações a esperança de dias melhores.
 
Ao final dos pronunciamentos, os músicos Renato Borghetti e Marcelo Cachoeira executaram o Hino do Rio Grande do Sul. A Chama Crioula permanece acesa no Palácio Piratini até o dia 20 de setembro, quando é comemorado o Dia do Gaúcho.
 
Trajetória
 
Acesa às 7 horas, sob o cipreste onde os Farroupilhas planejaram a invasão de Porto Alegre, no Sítio Histórico de Guaíba, a Chama Crioula chegou em Porto Alegre por água, transportada no catamarã, repetindo o trajeto dos guerreiros que iniciaram a Revolução Farroupilha em 1835. Depois, uma pequena cavalgada conduziu o candeeiro até a Estação Hidroviária da cidade, para o translado pelo rio. O receptivo em Porto Alegre foi no Gasômetro, por outro grupo de cavaleiros, que fez a condução até o Palácio Piratini e Assembleia Legislativa e Palácio Piratini. Antes de chegar ao Palácio Piratini, a chama uniu-se a outra Chama Crioula, vinda da zona sul de Porto Alegre, na 1ª Região Tradicionalista. Pela primeira vez, a Cavalgada do Mar e a Associação dos Criadores de Cavalos Crioulos esteve presente na condução da Chama Crioula.
 
Chama Crioula chegou de Guaíba de Catamarã
 
 
Fotos Sandra Veroneze
Sandra Veroneze | Pragmatha Business
São Paulo: 11 98878 9079
Porto Alegre: 51 99370 0619