RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
O MELHOR LUGAR DO MUNDO É AONDE VOCÊ ENCONTRA A PAZ - Gravura: Aldo Chiappe

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

A TRADIÇÃO NÃO TEM DONO

 

É lamentável que num momento de reverência a uma parte bonita da história Rio-grandense temos que dar vasa a truculência e a rinhas políticas.  Contudo, não podemos deixar de manifestar repúdio ao episódio ocorrido na 12ª Região Tradicionalista entre sua coordenadoria e alguns de seus associados na disputa por um simples acendimento de chama crioula na data de 13 de setembro. Nem vamos entrar no mérito de quem tem razão. A essa altura não importa.

Mas por que isto acontece? Por que muitos se imaginam proprietários da tradição. O EU vem antes do NÓS. As vaidades precedem a humildade e os valores monetários, por vezes, falam mais alto que a cultura em si.

A tradição não tem cor. É chimanga, maragata, negra, índia, alemã, bugra... Não tem data ou lugar de nascimento pois brotou de um conjunto de fatores ao longo dos tempos.

Da mesma forma, a tradição não tem classe social e, ao mesmo tempo, esta inserida em todas. Do peão de estância aos literatos.

Quando percebermos que a tradição está acima do indivíduo, estaremos habilitados a sermos guardiões dos legados ancestrais.