RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 15 de agosto de 2020

UM IMPORTANTÍSSIMO TRABALHO




August de Saint-Hilaire foi um botânico, naturalista e viajante francês. O estudioso pertenceu aos primeiros grupos de cientistas, vindos da Europa, para realizarem suas pesquisas e explorações no Brasil Colônia, durante os anos de 1816 e 1822, período no qual a corte portuguesa estava instalada no país, na cidade do Rio de Janeiro.

Como resultado de suas expedições pelo território brasileiro, Auguste de Saint-Hilare reuniu mais de 30 mil amostras, sendo que eram 24 mil de espécimes de plantas e 6000 espécies de animais. Dessas 6000, eram 2000 aves, 16 000 insetos e 135 mamíferos, além de inúmeros répteis, peixes e moluscos. A maioria das espécies coletadas era descrita pela primeira vez na história em seus livros, por esse motivo seus cadernos de campo ficaram tão conhecidos.

Ainda hoje, passados mais de 200 anos desde Saint-Hilaire chegou ao Brasil, sua presença ainda é comemorada e seus estudos ainda são revisitados.

Sua passagem pelo Rio Grande do Sul a partir da chegada em Torres em 04 de junho de 1820 foi motivo de uma importante resenha de Jeandro Garcia que, em 52 capítulos, descreveu os tópicos mais importantes de sua estada em nossa província. Tal resumo foi publicado em nosso blog e no blog de Rogério Bastos que resolveu compilar tal trabalho e editar na forma de livro virtual (e-book) que será disponibilizado gratuitamente nas redes sociais a partir de 22 de agosto, dia do folclore.

A pedido destes amigos e parceiros culturais fiz algumas ilustrações como a capa desta obra de real valor histórico.