RETRATO DA SEMANA


Óleo sobre tela de Aldo Chiappe

sábado, 22 de agosto de 2020

LEI ALDIR BLANC


 deverá iniciar liberação de recursos
em setembro

 
 
Os recursos da Lei Aldir Blanc, criada para socorrer a cadeia produtiva da cultura no Brasil, devem começar a ser liberados no início de setembro. A informação é do secretário especial da Cultura do Governo Federal Mário Frias. Na noite de quinta-feira, 21 de agosto, ele participou de live na página do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul e conversou com a presidente Gilda Geleazzi, o vice César Oliveira, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e Tradição Gaúcha Ronaldo Santini e secretária de Cultura do RS, Beatriz Araújo.
Frias alertou sobre a importância de prefeituras e secretários de Cultura ficarem atentos para que esses recursos possam ser aplicados. Os valores previstos para centros culturais, como os Centros de Tradição Gaúcha, variam de R$ 3 a 10 mil. Para trabalhadores da cultura, o valor do auxílio emergencial é de R$ 600,00. Os cadastros estão sendo feitos pela secretaria da Cultura do estado e prefeituras.
Na live, o secretário elogiou a atuação dos centros de tradições gaúchas, ambiente que considera saudável e familiar. Lembrou que sua esposa, catarinense, era frequentadora. E ressaltou a economia movimentada pelas entidades. "A gente está preservando a cultura, as tradições, mas a gente não pode esquecer que vai muito além dos CTGs, porque ele (recurso) é econômico, ele é turístico, e hoje significa sobrevivência", afirmou Frias.
A presidente do MTG, Gilda Galeazzi, teve uma impressão positiva do secretário. “Pela primeira vez a secretaria de cultura tem um titular que conhece as nossas tradições e isso é um avanço”.
 
Acesse o link da transmissão
Sandra Veroneze | Pragmatha Business
São Paulo: 11 98878 9079
Porto Alegre: 51 99370 0619