RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 31 de julho de 2020

REPONTANDO DATAS / 31 DE JULHO



Dia da Mulher Africana

comemoração instituída durante a "Conferência de Mulheres do Oeste Africano" em 1971, para marcar a data da fundação da Organização Panafricana de mulheres, ocorrida em 31 de julho de 1962 na então capital Tanzânia 

Dia da Congada

A congada ou congado é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Constitui-se em um bailado dramático com canto e música que recria a coroação de um rei do Congo.

Trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito; o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário (dois santos negros) e a representação da luta do cristão Carlos Magno contra as invasões mouras.  

Embora tenha surgido em Pernambuco, a congada é mais praticada em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em nosso estado a cidade de Osório é mais algumas localidades litorâneas ainda cultuam a congada. 

Incorporação do Uruguai ao Brasil – 198 anos 

A Província Cisplatina, em 1820, estava devastada pela guerra entre caudilhos e desordens, e os campos despovoados de gado. A população estava disposta a aceitar uma solução salvadora e nessas condições se deu a incorporação ao Brasil.  

Lécor reuniu um Congresso que sancionou a anexação da "Província" ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, por Tratado de 31 de julho de 1821. A província anexada é referida como "Província Cisplatina" pelos portugueses (prefixo cis, do mesmo lado — e raiz platina, Rio da Prata): do mesmo lado do Rio da Prata que o Brasil. Tal anexação teve o apoio inicial de próceres da nova província, que, posteriormente, contudo, procurariam a independência da região.