RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quinta-feira, 16 de julho de 2020

HÁ UM ANO, EM NOSSO BLOG.


Estamos em tempos de reclusão, com a cultura gaúcha praticamente parada. Contudo, há dez anos, nosso chasqueiro virtual gaudério mantém postagens ininterruptas, diariamente. 
 
Em face, disto vamos relembrar matérias aqui postadas sobre o que aconteceu  há exatamente 365 dias atrás em nosso Rio Grande, quando tudo estava dentro de um contexto normal.  
 
16 julho 2019 - Relembranças do ataque farroupilha a São José do Norte
 
 
 
Como fazem a 18 anos, os habitantes de São José do Norte, no Sul do Estado, rememoram no dia 16 de julho o ataque farroupilha a esta cidade, ponto estratégico pois daria vasão ao mar através da lagoa, quando então Bento Gonçalves da Silva, após várias tentativas de invasão, com suas tropas cercando a cidade, foi sabedor pelo seu alto comando de que a única forma de sucesso seria incendiando as casas. A este custo o grande líder farrapo abdicou da vitória e bateu em retirada.  
 
Diversas localidades no Rio Grande do Sul poderiam fazer o mesmo e comemorar datas, locais, fatos da revolução, como já foi realizado em Laguna, com mais de 500 atores representando como teria sido a invasão da cidade por tropas farrapas por terra e mar.
 
Fica a sugestão.