RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 30 de junho de 2020

ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA


TEM NOVA DIRETORIA

Parte da nova diretoria - as máscaras foram retiradas apenas para o registro
Foto: Marilene

Sob os auspícios de São Pedro, padroeiro da entidade, no dia 29 de junho de 1957 era oficialmente criada a Estância da Poesia Crioula e empossada sua primeira diretoria tendo a frente, como Presidente, o poeta uruguaianense, advogado e professor Hugo Ramirez. Nestes 63 anos de atividades ininterruptas, resgatando, preservando e disseminando prosa e poesia,  a Academia Xucra do Rio Grande, como era carinhosamente conhecida, abrigou em sua sede própria na capital de todos os gaúchos uma plêiade de vates que deixaram eternizados os mais belos escritos nos arquivos literários, na memória e no coração dos rio-grandenses. 

Em todo este período de sua existência em nenhum momento houve disputa eleitoral. Os 31 pleitos ocorridos foram por consenso. Dando continuidade a esta característica e honrando os legados destes verdadeiros imortais, na tarde de hoje, 29 de junho de 2020, foi empossada a nova diretoria da nossa querida EPC, tendo a frente, como Presidente (vejam as coincidências), o poeta uruguaianense, advogado e professor Maxsoel Bastos de Freitas. 


No mundo de hoje, dinâmico e imediatista das redes sociais, não é fácil administrar, congregar e manter agremiações literárias mas temos a certeza de que, pelo comprometimento de seus confrades, serão dois anos da mais pura devoção a uma história que custará a ter um fim, ou seja, a da Estância da Poesia Crioula.  
 

 

Nominata da Diretoria da Estância da Poesia Crioula biênio 2020/2022

Presidente: Maxsoel Bastos de Freitas

Vice-Presidente: Léo Ribeiro de Souza

Primeiro Tesoureiro: Ubirajara Anchieta Rodrigues

Segundo Tesoureiro: Darci Everton de Souza Dargen

Secretário Geral: Dione de Fátima Spillari Souza

Segundo Secretário: Darci Ignácio da Silva 


CONSELHO DELIBERATIVO 


José Machado Leal

José Altair Corvello

César José Tomazzini Liscano 


CONSELHO FISCAL 


Cândido Adalberto de Bastos Brasil
 
Juarez Fontana de Miranda
 
Sidnei da Rosa Azambuja