RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 22 de maio de 2020

REPONTANDO DATAS / 22 DE AGOSTO


 Casarão onde funcionou o Grêmio Gaúcho de Porto Alegre

 

No dia 22 de maio, do ano de 1896, ocorreu em Porto Alegre o 1º Movimento Organizado de Tradição Gaúcha, dando origem a fundação do Grêmio Gaúcho de Porto Alegre, 2ª sociedade do gênero (a 1ª foi o Partenon Literário, em 1868).

Funcionou como sede do Grêmio Gaúcho de Porto Alegre, que teve como primeiro presidente o major João Cezimbra Jacques, hoje Patrono do Tradicionalismo, o casarão da foto, localizado no quarteirão formado pelas ruas Bispo Laranjeira, Sepé Tiaraju, Niterói e Carlos Barbosa, no Bairro Azenha, em Porto Alegre.

Tal casa que abrigou tantos intelectuais que praticamente começaram o culto ás nossas tradições, nos dias atuais, com 121 anos de existência, também de abrigo a mendigos, moradores de rua e drogados e, recentemente, foi aprovado projeto para sua demolição.

Por iniciativa do saudoso vereador Bernardino Vendruscolo, foi proposto o tombamento de tal edificação e que a mesma servisse de sede do Museu do Gaúcho em projeto do mesmo vereador, aprovado pelo legislativo municipal e sancionado pelo prefeito. Os projetos, no entanto, esbarram nos trâmites burocráticos e na falta de dinheiro (que veio aos borbotões para a copa do mundo). 

 
 

 
saudoso vereador Bernardino Vendrusculo, um dos poucos
legisladores municipais que preocupou-se com a nossa cultura regional, 
propôs o tombamento da primeira sede do Grêmio Gaúcho.