RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 11 de março de 2020

REPONTANDO DATAS / OS CAMPOS NEUTRAIS


Num dia 11 de março, do ano de 1778, Portugal e Espanha firmam o Tratado da Amizade e Garantia, estabelecendo os Campos Neutrais, uma área neutra de terras que ia do Oceano Atlântico, em frente ao Banhado do Taim, até a foz do Rio Uruguai.

Arroio Chui - divisa Brasil/Uruguai - ficava nos Campos Neutrais 

Enquanto Portugal e Espanha disputavam entre si o domínio da América do Sul, erguendo fortificações e derramando sangue pela posse do Prata, da Cisplatina e dos Sete Povos das Missões, surgia no extremo sul do Brasil a “Terra de Ninguém”. Um lugar que devido a sua geografia, dificultava o deslocamento de exércitos e o povoamento.

Assim, ficou de fora da disputa e foi denominada “Campos Neutrais”, pelo Tratado de Ildefonso assinado em 11 de março de 1777, entre Portugal e Espanha, mediado pelo papa, buscando a pacificação e evitando um confronto direto entre os colonizadores portugueses e espanhóis.

Campos Neutrais – “Terra de Ninguém”, terra sem dono, terra de qualquer um, terra de todos, uma área que vai da cidade de Rio Grande até o Chuí, uma extensa área que fica entre as lagoas Mirim, Mangueira e o Oceano Atlântico.

Apesar do tratado, com a criação da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul,foram concedidas sesmarias a oficiais do exército português dentro dos Campos Neutrais.

Passou o tempo e as guerras ficaram para trás. Marcaram-se as fronteiras e os lugares viraram cidades: Santa Vitória do Palmar, Chuí e Chuy