RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 8 de março de 2020

FLORES DE MAÇANILHA


Neste dia 08 de março, através desta bela entrevista com a poetisa Joseti Gomes, homenageamos as mulheres, especialmente aquelas que cultivam as nossas tradições através do respeito, da admiração, de alguma atividade administrativa, artística, campeira, incentivando seus filhos, enfim, tendo participação histórica e ativa na formação cultural de nosso povo.  
 
Joseti Gomes é um belo exemplo de mãe, esposa, trabalhadora, que encontra uma vasa para nos deliciar com lindos versos através de seus poemas e sua arte declamatória.   
 
Joseti Gomes,  William Andrade e Paula Stringhi
autora, amadrinhador e declamadora de Flores de Maçanilha
Poema Mais Popular do 6º Esteio da Poesia 
Crédito: Esteio da Poesia 
 

Blog: Sem dúvida alguma você é a grande expoente da poesia do Rio Grande do Sul na atualidade. Quando esta caminhada começou?  
JG: Escrevi meus primeiros versos na infância, talvez inspirada no exemplo de meu pai, João Batista de Oliveira Gomes, poeta e declamador. Porém, minha escrita era totalmente com temática e linguagem universal. Foi a partir da fase adulta  que passei a dedicar-me à escrita regional gaúcha, com participação em concursos literários, antologias e festivais de poesias inéditas, há 15 anos, aproximadamente. 
Blog: O mundo poético gauchesco, embora tenhamos na história grandes poetisas, é marcado pela figura masculina. Está acontecendo alguma mudança neste panorama?  
JG: Acredito que ainda exista um certo "acanhamento", por parte da mulher, em revelar suas emoções, sua visão sobre o espaço que ocupa ao longo da história e, principalmente, no que se refere a buscar imagens que não se limitem às lides do campo, principalmente por termos a poesia crioula como referência de poemas gauchescos.. Eu mesma levei muito tempo para ter coragem de mostrar meus escritos. É mais fácil escrever sem o viés do que se entende por regional gaúcho, por isso temos a representação feminina muito maior na escrita universal. A linguagem regional gaúcha está carente da inspiração da mulher, cabe a nós mesmas acreditarmos mais na nossa poesia. Temos alguns novos nomes surgindo e isso pode apontar para uma mudança, mas ainda não consigo dizer se a curto ou longo prazo.
Blog: Sua poesia é forte, com cheiro de terra, mas caracteriza-se, principalmente, pelo lírico mesclado ao romantismo. Qual seu estilo preferido?  
JG: Minha poesia é fundamentada na leitura das almas. Gosto de falar sobre os sentimentos das pessoas, independente do lugar onde habitam e as condições a que estão expostas. Não me vejo inserida num único estilo pois estou sempre viajando entre o universal e o regional, entre o material e o espiritual, entre o concreto e o abstrato, num mesmo poema. Se tenho alguma preferência é, sem dúvida, a de deixar-me levar pela inspiração sem formas, é quando utilizo o "simples" para falar do "complexo". É a vontade de conversar com o que está guardado dentro das gavetas de uma cômoda antiga de jacarandá.
Blog: O poema Flores de Maçanilha premiado como a Poesia Mais Popular no mais recente festival Esteio da Poesia Gaúcha trata de um tema atual mas que sofre uma certa resistência de ser abordado, ou seja, a pedofilia. Como você conseguiu colocar em versos tão lindos um assunto que causa algum constrangimento? 
JG: Apesar da minha escrita viajar entre diferentes temáticas, eu venho buscando evoluir no cuidado com as palavras.  Materializar a poesia, construir o que chamo de poema sem o uso de técnicas e regras, pois sou livre na minha poética. Logo, procuro abordar qualquer tema com a delicadeza característica da Poesia… da minha forma de ver a Poesia. Ela é sutil, é quase transparente e é feminina… temos uma comunicação de respeito e estamos nos conhecendo, ainda. 
No poema FLORES DE MAÇANILHA, não foi diferente. Embora o poema tenha, em sua construção, dois momentos distintos, a história e o apelo/chamamento, tudo fluiu da mesma vertente. Foi escrito com esse cuidado de falar sem ser cruel, sem julgar o ato e sim chamar a atenção para o perigo quando nos descuidamos dos nossos filhos. Embora muitos pensem que o poema existe para julgar quem comete o crime, eu justifico, inclusive através do nome (do poema)que estou falando de amor, amor às nossas crianças. Obviamente tenho meu posicionamento sobre toda e qualquer temática, sobre todo e qualquer comportamento humano, porém não cabe a mim condenar através da Poesia. No poema FLORES DE MAÇANILHA está contida a minha dor, a minha emoção e o meu pedido de socorro aos pais, por todas as crianças que não sabem que esse crime as atormentará por toda a vida. Elas são as FLORES DE MAÇANILHA.