RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

REPONTANDO DATAS / 05 de dezembro



A Organizações das Nações \Unidas institui, em 1985, o dia 05 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário. A intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo. Um bom modo de promover essas ações é refletir sobre elas.
 
Outros acontecimentos que marcaram, mundo a fora, o dia 05 de dezembro:  

 

1791 - Morre em Viena o compositor Amadeo Mozart. Ele é enterrado em uma vala comum, devido a sua pobreza, sem lápide ou marca que o identifique. Aqui pelo Rio Grande do Sul tivemos diversos artistas que morreram pobres e que tiveram sua arte reconhecida após sua morte. O caso mais conhecido é do escritor pelotense João Simões Lopes Neto. 
 
1891 Morre em Paris, França, D. Pedro II que esteve a frente do império durante toda a segunda metade da Revolução Farroupilha. Conta a história que nosso segundo e último imperador morreu de tristeza de saudades do Brasil. 

1901 - Nasce Walter Elias Disney, o Walt Disney, desenhista de tantos personagens que se tornaram célebres e empresário de parques temáticos espalhados pelo mundo.  
 
1908 - É fundada a Cruz Vermelha Brasileira.
 
1926 - Morre o pintor francês Claude Monet, criador do Impressionismo.
 
1967 - É criada a Funai, a Fundação Nacional do Índio.