RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

PINTORES DE TEMÁTICA GAUCHESCA




PARTE III
TADEU MARTINS 

 
Natural de São Francisco de Assis, Tadeu Martins mudou-se para a região das Missões do Rio Grande do Sul incentivado pelo amigo Cenair Maicá. Há muito anos radicado em Santo Ângelo, já fez esculturas para a praça da cidade e para outros municípios da região. As artes plásticas entraram em sua vida ainda pequeno. Lembro de mandar bilhetes com desenhos para minha avó. Eu gostava muito dela e essa era a melhor maneira de comunicar-me”, conta Tadeu.
 
Criado no campo, sua relação com os temas rurais se evidenciaram desde o princípio na carreira, em seus desenhos e esculturas. O despertar para a música veio na adolescência. O artista é um dos amigos de longa data do Galpão Crioulo.
Atualmente, Tadeu figura bastante nos festivais nativistas e, em seu currículo, conta a vitória de duas Calhandras de Ouro na Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana.
O trabalho de Tadeu é focado nos temas regionais. Sua referência na literatura está em João Guimarães Rosa e nas caricaturas marcantes do “Berega”. Nas esculturas, transforma o universo gaúcho através de linhas contemporâneas. Entre suas obras, também é possível citar o livro “Jura”, um romance poético, que nos apresenta uma nova visão da poética rio-grandense. Membro da Academia Santo-angelense de Letras e da Estância da Poesia Crioula do Rio Grande do Sul,  possui sete obras editadas como escritor, entre desenhos, poesias e crônicas.
Entre suas obras, um destaque para o Baralho de Truco com caricaturas regionais. “O gancho veio do Molina Campos, claro. Acho que aqui no Rio Grande do Sul é o único. Agora, quero fazer um com temática missioneira” , completa o artista.
Seu trabalho já esteve em mais de 30 exposições no Brasil, Argentina e Uruguai. Hoje, Tadeu foca principalmente sua arte em capas de livros e mantém suas obras em uma galeria que fez em sua casa.
ALGUMAS OBRAS