RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

COMO ANDA O PROCESSO DE CANONIZAÇÃO


DE SEPÉ TIARAJU ?


Bombeando as reportagens que repercutiram a cerimônia de canonização de Santa Dulce dos Pobres, a nossa Irmã Dulce, primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos, fiquei me perguntando em que fase está (se é que está) o processo do nosso herói Sepé Tiaraju. Existe alguém encarregado disto?     

O Vaticano, em 2018, autorizou o início do processo de santificação do índio Sepé Tiaraju, herói guarani durante os conflitos nas reduções jesuíticas dos Sete Povos das Missões, no século 18. A partir de então Tiaraju passou a ser invocado como "Servo de Deus" para, posteriormente, ser reconhecido como cânone. 
O pedido havia sido encaminhado em 2017 à Congregação da Causa dos Santos, no Vaticano. O reconhecimento como "Servo de Deus" veio no mesmo ano, mas o documento ficou perdido na diocese de Bagé. Por isso, só no ano passado o processo foi aberto e a comissão que cuida da canonização começou a apontar as virtudes do índio guarani. 
Tiaraju foi morto em combate por tropas espanholas, em 1756. O conflito teve início devido ao Tratado de Madri, em que a Espanha cedeu a região das missões a Portugal, em troca da Colônia de Sacramento, no Uruguai. Guaranis e padres foram forçados a deixarem as reduções, o que gerou uma série de conflitos armados pelo controle da região.
A região em que estavam localizadas as comunidades indígenas Guaranis pertenciam aos Sete Povos das Missões, que ocupavam uma enorme área que abrangia parte do sul do Brasil e do norte da Argentina, próxima da fronteira com o Paraguai. Os episódios de resistências liderados por Sepé Tiaraju desencadearam novos movimentos de luta indígena após sua morte em 02 de fevereiro de 1756 durante uma das batalhas com os espanhóis. A luta liderada pelo guerreiro contou com o apoio de alguns missionários jesuítas como Padre Altamiro e Padre Balda, que estavam na região com a missão de catequizar os índios à mando da metrópole.
Se Tiaraju for considerado santo, será o primeiro índio brasileiro canonizado. Como ele morreu como mártir, não precisa de um milagre reconhecido para se tornar-se santo.