RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

CONFERINDO O "LANCE" DE PERTO.


Ontem em nosso blog postamos uma matéria sobre o áudio que circulou nas redes sociais com o depoimento de um pai, visivelmente emocionado, por seu filho ter passado mal por inalar fumaça durante da guarda da chama crioula no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. 
 
Pois hoje de madrugada, pilchadito com as medidas certas que manda o figurino, vivenciei a situação ao rondar a chama histórica oriunda do gesto de Paixão Côrtes. Fui conferir o "lance" de perto pois juiz que acompanha a jogada não precisa de VAR.

Primeiro me certifiquei com o pessoal da segurança do fatos ocorridos no que foram confirmados com o acréscimo de que vários pessoas passaram mal. Questionei sobre a solução tomada e a resposta me deu um misto de riso e preocupação: - Empurraram o fogo um pouco para a frente.

Ao me posicionar pude sentir que a fumaça, talvez tóxica, dependendo do lado do vento, vai direto nas pessoas. E penso que o sopro da madrugada fria e chuvosa estava contra mim.

Tudo estaria resolvido se, ao contrário de empurrar alguns centímetros, erguessem a chama um metro que fosse. Mas aí é outra prosa porque teria que mexer, além da chama, com os neurônios de quem comanda.

Sendo assim, segue o baile....