RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 17 de julho de 2019

INCENTIVO DE FORMA TRISTE




Ontem, dia 16, o Almanaque Gaúcho de ZH, assinado pelo jornalista Ricardo Chaves, trouxe uma linda matéria sobre o Professor Brilhante, fato que me repontou para uma fase muito difícil de minha vida. 
 
Eu conheci o Prof. Brilhante, logo que cheguei em Porto Alegre, ainda rapazote, pois eu ia todos os dias na Igreja do Rosário, no centro da capital, pedir a Nossa Senhora Aparecida que me ajudasse neste começo de jornada na cidade grande. Terminava minha oração e ia apreciar os belos quadros daquele senhor que morava nas dependências da igreja e ganhava a vida desenhando os rostos das pessoas. Como eu tinha pendores para o desenho ficava por ali, proseando com ele e admirando sua arte. 
 

Certa feita, sem nada para fazer, ele me pediu que sentasse no banquinho e começou a me retratar. Eu nem acreditava naquilo.

 
Quando terminou me chamou para ver o resultado meus olhos pareciam saltar pela boca de tanta admiração, não por minha beleza rsrsrsr... mas pela perfeição da obra.
 
E aí vem a parte triste.
 
Como ele sabia que eu não tinha como pagar pelo quadro, pegou uma borracha e apagou meu rosto. Foi uma das maiores desilusões que tive embora hoje eu entenda sua atitude pois aquilo era o seu ganha-pão.

Contudo, nunca mais voltei ali e fiz uma promessa: - Vou me aprimorar na arte do desenho e um dia fazer meu autorretrato. Dito e feito. Assim que me vi em condições, talvez carregando comigo aquela frustração, fiz o desenho que está na parede de meu rancho há mais de 30 anos.