RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 18 de junho de 2019

A GANA QUE NOS FAZ FALTA



Uma coisa que sempre admirei na seleção uruguaia de futebol foi a garra, a dedicação com que se entregam em campo. Honram a camisa celeste ao ponto de dar carrinho com a cabeça com  os dentes, literalmente, cortando grama. 
Além disto a imagem dos jogadores do vizinho país tomando mate, fazendo um assado na concentração, me levavam a constatação de que assim como os índios charruas, a tribo dos maiores cavaleiros das Américas, que cruzavam fronteiras ao sopro do vento, vi que minha alma também não tem divisas ao se tratar do povo uruguaio, uma raça de gente sofrida, batalhadora, mas feliz. Achei que era sacrilégio pensar que sou um uruguaio que fala português.
Não é que eu não goste do Brasil, longe disto, mas sinto uma certa inveja da humildade mesclada com a volúpia da gente que habita abaixo do Chuí. Me parece que nossos atletas brasileiros, depois que enricam pelas bandas da Europa, vestem a camisa amarela por obrigação, com desleixo, pouco se importando com a paixão do povo brasileiro.
Será que não sou um verdadeiro patriota? Não. Não é isso. Ao me deparar com os  a coluna do jornalista David Coimbra na Zero Hora de hoje, ajudei a formar minha convicção em relação a este sentimento.
Vejam um pouco do que escreveu o colunista sob o título: E se o Rio Grande e o Uruguai fossem um Pais? 
"Talvez eu devesse ser uruguaio. Talvez o Rio Grande do Sul e o Uruguai devessem ser um só país. Nosso campeonato teria Grêmio, Inter, Nacional e Peñarol... Vitor Ramil e o Jorge Drexler seriam nossos Chico & Caetano.... Eu, quando vejo a seleção do Uruguai jogar, não sinto como se estivesse vendo um time estrangeiro. A seleção do Uruguai é meio que minha... .Aquela entrega dramática dos jogadores aquela sofreguidão na disputa da bola, aquele desespero pela vitória, tudo isto mostra que eles estão ali por algo maior do que o dinheiro ou o sucesso. Eles estão ali pelo Uruguai"
É isto aí!