RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

terça-feira, 23 de abril de 2019

106 ANOS DE UM GRANDE ESCRITOR



Francisco Pereira Rodrigues, na data de hoje, dia 23 de abril, completa 106 anos de idade dedicados aos livros.
 
integrantes da Estância da Poesia Crioula
estiveram levando seu abraço a Francisco Pereira Rodrigues

 
Francisco Pereira Rodrigues é advogado, político, poeta, romancista, contista e historiador. Filho de Amaro Joaquim Rodrigues e Laudelina Pereira Rodrigues, de uma família de três irmãos, nasceu em 23 de abril de 1913, em Santo Amaro, na época distrito e sede do Município de General Câmara, no Rio Grande do Sul.
Um de seus irmãos, Lauro Pereira Rodrigues, falecido em 1978, era jornalista, radialista e político, tendo apresentado, em 1935, na Rádio Sociedade Gaúcha, o primeiro programa de atrações regionalistas no Rio Grande do Sul, Campereadas, e, em 1958, na Rádio Farroupilha, o programa Roda de Chimarrão, que, além da ênfase no tradicionalismo, falava de assuntos rurais e urbanos de Porto Alegre. Lauro Pereira Rodrigues foi, também, vereador nesta Casa, deputado estadual e deputado federal pelo Rio Grande do Sul.
Em 1939, Francisco Pereira Rodrigues casou-se com Maria Olga Serene Rodrigues, com quem teve seis filhos: Vitória, Ângela, Eduardo, Ronaldo, Francisco Filho e Américo. Após divorciar-se da primeira esposa, em 1980, casou-se com Eni Ribeiro Rodrigues, com quem viveu até seu falecimento, em 2004.
 Cursou o ensino primário na sua terra natal e Santa Maria, e o ensino secundário nas cidades de Garibaldi e Canoas.
Sagrou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Cruz Alta, onde foi orador de sua turma.
 Iniciou sua vida profissional como auxiliar de escrita, escriturário e secretário geral da Prefeitura Municipal de Santo Amaro. Foi apontador de carga e conferente do Porto de Rio Grande, ajudante e fiel do Porto de Porto Alegre, escriturário da Exatoria Estadual de Santa Maria, vindo a aposentar-se como Fiscal do ICM do Estado do RS.
Como político, deixou uma marca importante no cenário político gaúcho, como um guerreiro em defesa do desenvolvimento e da qualidade de vida dos cidadãos. Foi um visionário que sempre privilegiou a educação e a cultura, desenvolvendo a vereança numa época em que os parlamentares não recebiam remuneração, tendo sido Vereador por Itaqui, de 1948 a 1952. Baluarte da democracia e do fortalecimento do poder legislativo, idealizou e foi o relator geral do 1° Congresso de Vereadores realizado no Brasil, em setembro de 1948.
Foi vereador pela cidade de Taquari de 1952 a 1956 e pela cidade de Farroupilha de 1956 a 1960, culminando por ser prefeito do município de General Câmara nos anos de 1960 a 1964. 
Mudou-se para Porto Alegre há mais de 50 anos, onde tem construído um legado de cultura para todos os gaúchos e gaúchas.
A contribuição do escritor Francisco Pereira Rodrigues para a cena cultural gaúcha é significativa, pois já publicou 41 obras literárias, além de mais de uma centena de artigos sobre os mais diversos assuntos, contos, poesias, discursos, entrevistas, conferências em diversos jornais e Revistas Especializadas. Publicou ainda em seis antologias e foi colunista do jornal Correio do Povo no período de 1937 a 1988.
É citado no dicionário do regionalismo do Rio Grande do Sul, de Zeno Cardoso Nunes e Rui Carlos Nunes.
É Sócio Benemérito e foi Presidente da Estância da Poesia Crioula no período de 1988 a 1989.
É Membro Efetivo e Presidente de Honra da Academia Rio-Grandense de Letras, a qual presidiu no período de 1990 a 1996 e onde ocupa a Cadeira nº 39.
É Membro Honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.
Também pertence às seguintes entidades: Casa do Poeta Rio-Grandense, Grêmio Literário Castro Alves, União Brasileira de Escritores, Academia Sul-Brasileira de Letras, Sócio Benemérito da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel.
Em 2011, após uma concorrida sessão de autógrafos, o escritor Francisco Pereira Rodrigues, prestou uma homenagem ao Correio do Povo. No estande da Record, entregou pessoalmente edições do livro "Correio do Povo e Eu - Memórias", seu mais recente trabalho, ao Diretor Administrativo do Correio do Povo, Eduardo Guedes, e ao Diretor de Redação, Telmo Flor. Na ocasião, também realizou a doação de 100 exemplares ao jornal. Editada pela Martins Livreiro, a obra reúne 49 artigos e crônicas publicadas pelo jornal entre 1937 e 1988.
 Francisco Pereira Rodrigues, autor de inúmeros livros pretende encerrar sua carreira literária com este livro. "Falta pouco mais de um ano para cem anos, acho que é tempo de talvez reeditar alguns. Não escreveria mais", sentencia.
Entre as diversas láureas recebidas, destacam-se, em 12 de novembro de 2001, quando foi jubilado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul, em 12 de novembro de 2001. O jubilamento é conferido para os advogados que desempenharam um trabalho não só em prol da classe, mas também da cidadania e da Câmara Municipal de Porto Alegre, que através da Lei Nº 11.308, de 2 de julho de 2012,  "Concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Francisco Pereira Rodrigues."