RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 16 de março de 2019

PROSEANDO COM MEU ESPELHO.

 
 


Esta semana, após 63 anos andejando por este mundão, entrei pela primeira vez em um hospital para um procedimento cirúrgico. Coisa mediana, mas só o fato de ser anestesia geral me deixou encagaçado. Foram três horas e meia de bisturi neste corpo véio que os tatus de cemitério vão comer por inteiro, algum dia.
 
Mas o pior foi o tempo que fiquei na Sala de Recuperação. Foram cinco horas vendo de tudo num ambiente triste, pesado, dolorido. Ali eu me consolei pois meu caso era flor perto de tantos. Ali eu percebi o quanto somos minúsculos perante tudo isto que chamamos vida.
Quando, finalmente, cheguei no quarto e me olhei no espelho, rosto inchado, ele (o espelho) veio com a mesma prosa de todas as manhãs quando começo meu dia. Só que desta vez lhe retruquei.
Começou assim a ladainha:
- Tchê. Tu DEVES tirar retrato SEMPRE de bombachas!
- Tchê. Tu TENS que emagrecer. NÃO PODE comer doces. Repara teu diabetes. Pegou teus remédios?
- Tchê. Tu NÃO DEVES  chorar em público. PARA de te vitimizar com saudade dos teus filhos!
- Tchê. NÃO postas fotos em restaurantes. Quantos por aí mal tem o que comer!?
- Tchê. Não postas fotos de viagens. Quantos conhecidos teus estão trabalhando nestas horas (ou nem tem emprego)!?
- Tchê. NÃO escrevas sobre futebol. Tu tens amigos colorados!
- Tchê. NÃO escrevas sobre política. Tu tens amigos "coxinhas e petralhas"!
- Tchê. Tu TENS que manter tolerância com as opiniões nas redes sociais e com os conchavos nos festivais!
- Tchê. Tu TENS que parar de escrever poesia rimada e metrificada. A moda hoje é a prosa descompromissada, em textos longos!   
- Tchê. Tu TENS que cortar teu cabelo!
- Tchê.... - CHEGA, gritei. Passamos tempo demais nos julgando! Isto é cansativo! Quero ser feliz do MEU jeito!  

E só não quebrei o espelho porque era do hospital. Mas o meu, que não venha mais se fresquear.