RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 21 de março de 2019

AUGUSTE DE SAINT - HILAIRE NO RS


Resumo 33 - Viagem ao Rio Grande do Sul / Por: Jeandro Garcia
Abril de 1821 - Auguste de Saint-Hilaire
 


 PAULISTAS - ÍNDIOS - NEGROS - CURITIBANOS

A habitação onde parou em São Xavier é apenas uma choupana, mas o proprietário goza de certa fartura. Possui gado, carroças e alguns negros fazendo comércio de couros, tecidos e mate, adquiridos nas Missões e vendidos nos arredores de Rio Pardo. O proprietário era paulista, algo fácil de notar devido a sua polidez, ar agradável e comunicativo, algo raro nesta província.

Estes paulistas quando cometem algo errado ou para fugir do serviço militar refugiam-se aqui, onde se estabelecem e não saindo mais. Algo que é bom para esta província.

Seu hospedeiro se apaixonou por uma mulata, como seu pai era contra a união vieram para o sul, chegando aqui também se encanta por uma índia e com ela possui filhos. Saint Hilaire faz este relato afim de afimar o quanto estes atos são prejudiciais a província. Leva em conta que as esposas e filhas ficam expostas a estes exemplos das índias, podendo também as influênciarem a praticar a mesma libertinagem. Por isso aqui muitos lares são exemplos de desunião, entregando-se às índias os homens brancos embrutecem, tornam-se insuportáveis e estúpidos, muitos exemplos viu em São Borja e São João.

Devolveu hoje o velho índio que foi guia em São Miguel, o recompensou largamente, mesmo assim mal agradeceu e foi embora sem se despedir de ninguém. Acredita que essa rudez física e moral seja pela pouca capacidade de organização social, tornando-se assim imprevidentes.

Os negros apesar de também distanciados, são superiores aos índios, embora conservem um ar infantil em suas maneiras e linguagem, possuem claramente a visão de futuro. Alguns conseguiram algum dinheiro mesmo na escravidão. São capazes de se afetuar e serem generosos. Uma negra, de seu administrador, relata a saudade de sua mãe, e que reza missas para Nossa Senhora Aparecida para que os planos de mudança de estância os levem para perto de sua mãe, como seu patrão tem dito.

Um vizinho curitibano lástima que muitos deixam suas terras para vir pra cá, não enriquecem e ainda ficam mais pobres. Não tentam voltar por vergonha ou por estarem muito ligados as índias. Muitos envelhecem com o projeto de no próximo ano retornar.

Os índios das aldeias são muito mal vestidos, ficando desorganização dos caprichos dos administradores. As mulheres sequer possuem cobertura para se protegerem do frio. Elas o suprem colocando brasas sob as camas, feitas de tiras de couro.

Da mesma maneira se aquecem os doentes, e não é preciso dizer que a fumaça somente faz agravar a doença.