RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 19 de março de 2019

MUNICÍPIOS COM MAIS ENTIDADES FILIADAS


AO MTG

(por número de habitantes)

 
 
Nosso amigo Eagro Müller, lá do CTG Chaleira Preta da lendária Venâncio Aires, fez um excelente trabalho de pesquisa sobre quais são os municípios do Rio Grande do Sul com mais entidades filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho por número de habitante. Num trabalho minucioso reculutou todas os grupos, piquetes, centros de tradições, devidamente vinculados ao MTG e dividiu pelo número de moradores de cada localidade. Colocou tudo numa planilha e nos remeteu. Por ser um número muito extenso publicamos apenas o "Top 10", isto é, as 10 mais.
 
Notamos, nesta pesquisa que as grandes cidades não frequentaram esta lista principal justamente pelo grande número de habitantes. Porto Alegre, por exemplo, tem 50 entidades filiadas mas com uma população acima de um milhão e duzentas mil pessoas, ficou de fora da primeira página.
 
Também queremos salientar que tal demonstrativo não representa obrigatoriamente as regiões "mais tradicionalistas", ou que cultivam com mais denodo os costumes rio-grandenses pois o número de entidades, por vezes, não corresponde a um real culto as nossas tradições. Contudo, é um belo demonstrativo.
 
Parabéns pelo trabalho, Eagro Müller.