RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

REPONTANDO DATAS / 22 DE FEVEREIRO


A data de 22 de fevereiro é rica em acontecimentos que envolveram a história e a cultura do Rio Grande do Sul. Foi num dia 22 de fevereiro, no ano de 1845, que o então comandante em chefe dos farrapos David Canabarro promove uma reunião do Conselho dos Generais farroupilhas em Ponche Verde, Dom Pedrito, para tratar do prosseguimento ou não da Guerra dos Farrapos. 
 
No mesmo dia e mês, no ano de 1904, nascia na cidade de Quaraí o grande poeta Juca Ruivo, reconhecido por sua autenticidade até mesmo fora do estado aonde, inclusive, tem CTG com seu nome.  
No ano de 1959 o Rio Grande do Sul via morrer talvez o maior poeta de todos os tempos, autor de clássicos transformados em obras musicais por Noel Guarani e outros artistas. Um versejador visionário, autêntico e telúrico. Me refiro ao médico, escritor Aureliano de Figueiredo Pinto.
 
Morria também, no mesmo dia e mês, no ano de 1893 o cruz-altense poeta Pery de Castro. Foi em sua gestão como presidente da Estância da Poesia Crioula que a entidade literária adquiriu sua sede própria cito a rua Duque de Caxias, em Porto Alegre. Pery era esposo de Nilza Castro pai de Beatriz de Castro. Uma família de poetas.