RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

RETROSPECTIVA GAUDÉRIA 2018

 
 
Caros leitores de nosso blog. Mais um ano é chegado ao fim com altos e baixos na cultura regional do Rio Grande do Sul. Tentamos, neste espaço, registrar o que de mais relevante aconteceu no mundo que cultiva, de uma forma ou de outra, as nossas tradições. Queremos deixar claro que seria impossível registrar todos os fatos que, para alguns, tem suma importância, mas que por sua quantidade, se tonaria inviável. São centenas de rodeios, shows, lançamentos de livros, CDs, cavalgadas, sessões comemorativas, enfim, milhares de acontecimentos que realmente foram importantes mas que deixamos de colocar nesta matéria para não cometer o pecado do esquecimento. Portanto, aí estão alguns registros que consideramos mais abrangentes.  
 
 
MÊS DE JANEIRO 
 
14 - A 36ª GAUDERIA DA CANÇÃO GAÚCHA foi realizada no último final de semana em Rosário do Sul e o resultado é o seguinte:
 
Primeiro Lugar: Livre
Gênero: Chamarra
Letra: Thiago Souza
Melodia: Emerson Martins
Interpretação:  Analise Severo e Jean Kirchoff 

14 - ALEGRETENSE GANHA TÍTULO INÉDITO NO FESTIVAL DE DOMA Y FOLCLORE JESÚS MARIA
 
 
Natural de Alegrete, o ginete Rafael Safons, 30 anos, saiu do 53º Festival de Doma y Folclore de Jesús Maria, em Córdoba, na Argentina, com um feito nunca alcançado por algum brasileiro participante deste grandioso evento, ou seja, levou o título na categoria crinia limpia (em pelo) a mais difícil de todas. O festival, que é considerado o maior da América Latina, tendo a duração de 12 dias, contou com 26 delegações de vários países
 
12 a 16 - OCORRE O 66º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO  
 
 
"Unindo Gerações para Construir o Amanhã" foi o tema anual do tradicionalismo para 2018. A escolha aconteceu no 66º Congresso Tradicionalista realizado de 12 a 14 de fevereiro em São Jerônimo. 
 
18 - COMEÇA A 19ª CAVALGADA CULTURAL DA COSTA DOCE

 

27 - MORRE O CANTOR VOLMIR MARTINS - O trovador Volmir Martins, 48 anos, consagrado com o jargão "Ataca as Égua, Salvador" no programa gauchesco que apresentava na TV, não teria resistido aos ferimentos de um acidente automobilístico vindo a falecer por volta das 2h.40 desta madrugada na comunidade do Km 08, interior de Getúlio Vargas, de acordo com a brigada militar que atendeu a ocorrência.

 
 
Ele estaria dirigindo uma van que caiu dentro do Rio Castilhas. Outras três pessoas que estariam no veículo foram socorridas por populares que passavam no local e levadas para atendimento médico no Hospital São Roque de Getúlio Vargas.

Volmir Martins havia participado de um baile na cidade de Aurea, animado pelo conjunto Os Monarcas onde, convidado, subiu ao palco e cantou uma música, se retirando logo em seguida. 

 
Van de Volmir Martins

27 a 04 - 32º RODEIO INTERNACIOAL DE VACARIA - Começou no dia 27 e vai até 04 de fevereiro, o 32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, o maior no estilo (que preserva as tradições gaúchas), do mundo. As programações começaram com o desfile, recepção as delegações e o festival musical Cante uma Canção em Vacaria. Cerca de 3.500 concorrentes estão inscritos para as provas artísticas. O primeiro final de semana é dedicado às crianças e adolescentes de 09 a 13 anos, com a realização VIII Rodeio Crioulo Nacional do Alvorecer Tradicionalista (RCNAT), que reunirá em torno de 500 competidores. Outros três mil participarão dos demais concursos que iniciam no domingo, (28) com as Danças Birivas do Tropeirismo Gaúcho. 

Gineteadas são o ponto alto nas provas campeiras
 
27 a 29 - O 11º FESTIVAL CANTE UMA CANÇÃO EM VACARIA foi realizado nos dias 27 e 28 de janeiro de 2018, no Parque Nicanor Kramer da Luz, contíguo ao 32º Rodeio Internacional de Vacaria.  O resultado foi o seguinte:  

Primeiro Lugar:  MEU ROSILHO JESUS CRISTO
Letra: Evair Gomes
Melodia: Juliano Gomes
Interpretação: Ita Cunha 
 
MÊS DE FEVEREIRO
 
03 - Começou no sábado, 03 de fevereiro, na praia de Torres,  aquela que é considerada a Maior Cavalgada do Mundo, ou seja, a CAVALGAD DO MAR, agora em sua 34ª edição. Ao todo foram percorridos 300 quilômetros com chegada no dia 10 de fevereiro em Dunas, Altas, Palmares do Sul. Durante o trajeto aconteceram diversos shows, bailes e outras atividades culturais.  
 
10 - No início de 2018, a promoção Destaques dos Festivais, projeto idealizado e executado há 16 anos pelo comunicador e produtor e eventos Jairo Reis, revelou, no blogue Ronda dos Festivais, e também no programa Do Litoral à Fronteira, os nomes daqueles artistas que obtiveram maior número de premiações nos festivais promovidos em 2017. A novidade desta edição do prêmio, foi a escolha da Música do Ano, definida a partir da audição de cada uma das canções vencedoras dos eventos realizados ao longo do ano passado.  

Primeiro Lugar: O SILÊNCIO E A CAMPEREADA  
Letra: Sérgio Carvalho Pereira
Melodia: André Teixeira / Ricardo Comasseto
Interpretação: Luiz Marenco
Festival: 25ª Sapecada da Canção Nativa - Lages/SC

12 - A cantora e apresentadora Shana Müller abraça a campanha em defesa da purificação musical ao se tratar da mulher gaúcha. 


16 - O vídeo flagrando a conversa da apresentadora de um programa de rádio gauchesco com o seu diretor vasou na internet e teve impressionante repercussão. Na gravação os dois esculacham um ouvinte que pediu música do Teixeirinha e, na sequência, o próprio cantor.

A rádio é aqui de Canoas e os envolvidos... nem vale a pena dar notoriedade, mas a conversa entre ambos é mais ou menos neste nível:  
Diretor: - Este ouvinte que pediu música do Teixeirinha deve ser um velho.... ele que vá comprar disco do Teixeirinha e ouvir o quanto quiser...que vá pedir música do Teixeirinha em outra rádio... lá de Passo Fundo...
Apresentadora: - Sim... nós precisamos faturar... Teixeirinha não dá retorno....

28 - 4º ESTEIO DA POESIA GAÚCHA, festival de poesias de Esteio teve como vencedor:

Primeiro Lugar:   TUDO QUE HAVIA DE BUENO

Autor: Rodrigo Bauer
Declamador: Pedro Junior da Fontoura
Amadrinhador: Geraldo Trindade


MÊS DE MARÇO

16 - Começou na sexta, dia 16 e foi até o domingo, em Esmeralda, a 30ª EDIÇÃO da FESTA CAMPEIRA do Estado do Rio Grande do Sul, um evento promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho sob a organização da 8ª RT. Estavam representadas, na festa Campeira, as 30 Regiões Tradicionalistas para disputar as diversas categorias que envolvem o dia-a-dia do trabalho e da diversão do homem do campo do Rio Grande do Sul. A edição desta Festa Campeira foi em homenagem a um dos pioneiros do tiro de laço: Virgílio Bernardino de Lemos.  

  Violão foi devolvido ao dono mais de duas décadas após o furto.
Luiz Carlos Borges tocou em agradecimento na delegacia

26 - O músico tradicionalista Luiz Carlos Borges foi nesta segunda-feira (26) até a 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre para reaver um instrumento do qual passou quase 24 anos sem saber o paradeiro. Um violão raro, comprado na Polônia e único exemplar do modelo no Brasil, que foi furtado de seu sítio em outubro de 1994, em Viamão, estava com um homem que vive na mesma cidade, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e apenas desconfiava que o violão tinha sido do cantor. 
 

 Ricardo Comassetto, André Teixeira, Rodrigo Bauer,
Léo Ribeiro, Pedrinho Orso e Carlos Omar Villela Gomes.
 
29- Nesta quinta-feira, dia 29, no luxuoso e campeiro Estribo Hotel Estância, interior de Santo Antônio da Patrulha, foi entregue o TROFÉU DESTAQUES DOS FESTIVAIS 2017, uma promoção do blog Ronda dos Festivais do radialista e produtor cultural Jairo Reis.  

MÊS DE ABRIL

11 - EM BOM JESUS ACONTECE O XIV SENATRO

 

Com a chegada dos tropeiros oriundos de Taquara e São Francisco de Paula, começa em Bom Jesus o XIV SENATRO (Seminário Nacional sobre o Tropeirismo) onde são resgatados e preservados estes atávicos legados de nossa história rio-grandense. 

15 - REALIZAÇÃO DO 33º REPONTE DA CANÇÃO

Primeiro Lugar:  GUAPEANDO
Letra:  Francisco Brasil
Melodia: Kiko Goulart
Interpretação:  Quarteto Coração de Potro

15 - CONHECIDOS OS PEÕES FARROUPILHAS


O Rio Grande do Sul conheceu, na madrugada deste domingo, 15 de abril, os novos Peão, Guri e Piá do Estado. O 30º Entrevero Cultural de Peões foi realizado na Sociedade da Lomba Grande, em Novo Hamburgo, na 30ª Região Tradicionalista, desde o dia 12. O resultado foi apresentado durante fandango realizado na NH Hall.

23 - TRADIÇÃO GAÚCHA É LEMBRADA NO SENADO

 
As tradições gaúchas foram tema de sessão especial, nesta segunda-feira,  dia 23, requerida e presidida pela senadora Ana Amélia Lemos. O evento começou as 10h, no Plenário, homenageando os 70 anos do 35 CTG, os 150 anos do Partenon Literário, os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e os 70 anos da Comissão Gaúcha de Folclore. 

24 - 35 CTG COMPLETA 70 ANOS:
 
Léo Ribeiro, Andréia Elói, Liliana Cardoso, Julia Azambuja,
José Luiz e Neiton Perufo participaram das comemorações
dos 70 anos do Pioneiro 
 
Completa hoje, 24 de abril,  70 anos de existência nosso mais antigo e tradicional Centro de Tradições Gaúchas do Rio Grande do Sul, o 35 CTG.
 
MÊS DE MAIO
 
02 - FALECE MÁRIO BARBARÁ
 
 
A música rio-grandense amanheceu de luto. Faleceu o grande músico e compositor são-borjense Mário Barbará Dornelles, 63 anos, autor de dezenas de verdadeiros clássicos dentre as quais se destaca Desgarrados, vencedora da Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana. Mário Barbará, que em março recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Compositor do ano de 2017 vinha buscando recuperar-se de uma grave enfermidade. 
 
19 - PRIMEIRA PRENDA DO RIO GRANDE É DE LAGEADO
Um título inédito premia uma cidade e uma Região, que pela primeira vez sediarão o maior evento cultural do estado - A 49ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul - direito conquistado pela jovem Jessica Thais Herrera, 20 anos. Jéssica iniciou no tradicionalismo há exatos 14 anos, quando entrou para o CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, aos 6 anos. Em 2009, foi 1ª Prenda Mirim do CTG, depois, em 2010, tornou-se a 3ª Prenda Mirim da 24ªRT, 1ª Prenda Juvenil da 24ª RT,  em 2015/2016 e, finalmente, para ir ao estado na categoria adulta, 1ª Prenda da 24ªRT, 2017/2018.
 
20 - DOMINGO NO CTG REÚNE 10 MIL PESSOAS EM GUAIBA
 
Foto: Jeandro Garcia 
 
A promoção "Domingo no CTG" foi um sucesso de público e de atrações. César Oliveira e Rogério Melo, Cristiano Quevedo, Jari Terres, Guri de Uruguaiana, Os Fagundes, Thomas Machado, foram alguns dos artistas que participaram desta bela iniciativa promovida por sete CTGs da região sob a liderança de Giovani Grizotti.
 
31 - HOMENS A CAVALO AGRIDEM SKATISTAS Um vídeo circula nas redes sociais mostrando um grupo de cavalarianos agredindo quatro rapazes skatistas. O fato aconteceu na manhã de segunda feira, dia 28, na cidade de Gabriel, na região central do Estado. Não vamos postar tal filmagem aqui porque não compactuamos com atos de violência.

MÊS DE JUNHO

03 - OCORRE MAIS UMA EDIÇÃO DO CARIJO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

 
Primeiro Lugar:  O PRIMEIRO E O ÚLTIMO MATE
Letra: Rodrigo Bauer
Melodia: Vantuir Cáceres
Interpretação: Nilton Ferreira

06 - NASCE UM BELO PROGRAMA DE RÁDIO


18 - FALECE O MÚSICO TALO PEREIRA

 
Raul Eduardo Pereyra, o Talo Pereyra, 66 anos, músico e compositor argentino nascido em La Plata radicado em Porto Alegre desde que refugiou-se por aqui após golpe militar em seu país, vindo a destacar-se em diversos festivais nativistas do Rio Grande do Sul, veio a falecer as 15.55 da tarde de hoje. 

23 - ESTÂNCIA DA POESIA COMEMORA

O 62º RODEIO DE POETAS CRIOULOS  
 
Beatriz de Castro,  homenageada do 62º Rodeio de Poetas Crioulos
na foto com os filhos Kico Freitas e Betina Mariante Cardoso
Crédito: Marilene Huff
  

As comemorações do 61º aniversário da Estância da Poesia Crioula, sábado e domingo, que teve como ponto alto a realização do 62º Rodeio de Poetas Crioulos, no auditório Pão dos Pobres, em Porto Alegre, foi um verdadeiro sucesso. Bem organizado, emotivo e tapado de lembranças boas daqueles que fizeram esta entidade alcançar o reconhecimento de todos na labuta pela arte poética do Rio Grande do Sul. 

MÊS DE JULHO

08 - ESTREIA DO PROGRAMA “De Campo e Alma” Na Record News em nível nacional neste domingo, dia 8 de julho, com inúmeras atrações. Os apresentadores são Fábio de Oliveira e Liliana Cardoso.
 
23 - BORGHETINHO É O PATRONO dos festejos farroupilhas de 2018.    A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, formada por MTG, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Brigada Militar, FAMURS e Secretaria da Educação, apresentou na manhã desta segunda-feira o nome de Renato Borghetti como Patrono dos Festejos Farroupilhas do Estado

 

28 - VENCEDORES DA 38ª COXILHA NATIVISTA
 
Autores e intérpretes de Inventário de Campo 
 
Ao longo dos quatro dias da sua 38ª edição, a Coxilha Nativista reuniu cerca de 12 mil pessoas no ginásio José Westphalen Correa, em Cruz Alta. Único dos grandes festivais voltados à música regional do Rio Grande do Sul que jamais interrompeu sua realização anual, a Coxilha chegou ao seu final na noite de sábado (28), consagrando como grande campeã Inventário de Campo. 


Melhor música: Inventário de Campo 
Intérprete: Robson Garcia.
Letra: Juliano Santos e Michel Plautz.
Melodia: Marcelo de Araújo Nunes 


MÊS DE AGOSTO 

10 - ACESA A CHAMA CRIOULA 2018
 

Mais de 600 pessoas enfrentaram o frio para acompanhar a cerimônia de geração da Chama Crioula, às margens do Rio Uruguai na manhã desta sexta-feira, 10, em Iraí.

A cerimônia marca a abertura dos Festejos Farroupilhas e reascende a cada ano o amor do gaúcho pelo seu Estado. As atividades, a partir desta data, seguem até 20 de setembro, agora em cada uma das Regiões Tradicionalistas.

11 - A 7ª SÉTIMA TERTÚLIA MAÇÔNICA DA POESIA INOVA E FAZ SUCESSO

7ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula foi coberta de êxitos.  Único festival relacionado ao nativismo da cidade de Porto Alegre e promovido pelo Piquete Fraternidade gaúcha, da maçonaria, tendo Léo Ribeiro de Souza como Coordenador, nesta edição de 2018 resolveu inovar e premiar a todos os participantes com uma boa ajuda de custo e troféus a todos os participantes. Sob o conceito de que é difícil comparar formas de poesias não houve classificação. Contudo, os participantes foram unânimes em dizer que a responsabilidade e a emoção é a mesma de outros eventos mas que sentiam-se mais leves, mais espontâneos ao recitar. A emoção vinda de todos os participantes e assistentes consolidou o festival como de suma importância para o movimento cultural do Rio Grande do Sul e fez jus em pertencer ao Calendário de Eventos da Cidade de Porto Alegre.

participantes da Tertúlia e membros do Fraternidade Gaúcha 
 

17 A 25 - XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE PASSO FUNDO  

os musicais de todos os grupos uniram-se para executar
Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, de Leonardo  
 
As atividades começaram no dia 17 e enceram-se no dia 25 de agosto com uma intensa programação que envolvia desfiles de rua, apresentações em praças públicas, missa folclórica, oficinas de dança, oficinas de conversação, visitas a museus... A comunidade passofundense envolveu-se profundamente neste evento folclórico sem igual na América Latina prestigiando as diversas apresentações que envolveram grupos da África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Eslováquia, Estados Unidos, Canadá, França, Maranhão (que viajaram 59 horas de ônibus para se fazerem presentes), México, Minas Gerais, Peru e Polônia.
 
25 - OCORRE A VI EDIÇÃO DO CELEIRO DA POESIA em Abdon Batista SC
Premiação:

Melhor Poesia Tema Especial: Paixão - Rodrigo Bauer.
1 Lugar Poesia: Valdomiro Construtor de Labirintos - Joseti Gomes.
2 Lugar Poesia: Além da Estampa em Recorte - Moises Menezes.
3 Lugar Poesia: Ranchito - Matheus Costa.

1 Lugar Intérprete: Neiton Bittencourt Perufo.
2 Lugar Intérprete: Érico Rodrigo Padilha.
3 Lugar Intérprete: Pedro Júnior Lemos da Fontoura II.

1 Lugar Amadrinhador: William Andrade e Luciano Salerno.
2 Lugar Amadrinhador: Natalício Cavalheiro.
3 Lugar Amadrinhador: Kaike Mello


27 - MORRE PAIXÃO CÔRTES

 
Morreu por volta das 16 horas de hoje no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, o maior símbolo da cultura gaúcha de todos os tempos, ou seja, João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes. Ele estava enfermo após uma queda e posterior cirurgia no fêmur, de onde originou-se uma infecção hospitalar.
 
MÊS DE SETEMBRO
 
01 - CHUVA TORRENCIAL marca início do Acampamento Farroupilha
 
 
As fortes chuvas que caíram de balde sobre o Estado prejudicaram a abertura do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre programada para o dia 01 de setembro.
 
06 - DO CIPRESTES AO PIRATINI
 
 
Começou na noite de 06 de setembro, na cidade de Guaíba, a encenação intitulada do Ciprestes ao Piratini que retrata um naco de nossa história, mais precisamente momentos que antecederam a invasão da cidade de Porto Alegre por ocasião da Revolução Farroupilha em 19 de setembro de 1835. Na verdade é uma peça dividia em três épocas e que tem como personagens principais as figuras de Gomes Jardim, Onofre Pires e Bento Gonçalves.
 
12 - CAMINHO DA VANEIRA FOI UM SUCESSO
 
 
Ontem, dia 12 de setembro, aconteceu a segunda edição do Caminho da Vanera. Tendo a coordenação do cantor Elton Saldanha, diversos artistas encontraram-se em frente ao Mercado Público e dali saíram com muita música e cantoria em caminhada até o Palácio Piratini. A iniciativa visa integrar comunidade com a musicalidade gaúcha durante os festejos farroupilhas. Os objetivos foram alcançados com sucesso. 
 
14 a 15 - ACONTECE O 27º RONCO DO BUGIO em São Francisco de Paula. Os homenageados desta edição foram o gaiteiro Porca Veia e Léo Ribeiro de Souza
 
Da esquerda para a direita: José Alberto Andrade (apresentador)
Rafael Castello Costa (secretário de Turismo), Léo Ribeiro,
Diego Xavier (filho do Porca Véia) e Marcos Aguzzolli (Prefeito) 


 O resultado foi o seguinte:

1º Lugar: O GAITEIRO É O MAESTRO CAMPEIRO
Letra e Música: Érlon Péricles.
 
16 - O Piquete Aporreados do 38 que sempre traz uma decoração temática para seu acampamento no Parque da Harmonia este ano está causando muita polêmica ao tentar reproduzir uma senzala e colocando manequins negros presos a grilhões
 
17 - SESSÃO MAGNA FARROUPILHA
 
 
No dia 17 de setembro, o Grupo Tradicionalista e Piquete Fraternidade Gaúcha realizou no Templo Nobre Caldas Junior, em Porto Alegre, Sessão Maçônica Aberta alusiva a epopeia épica da Guerra dos Farrapos.
 
18 - FESTIVAL DE FOLCLORE DE PASSO FUNDO É ELEITO O MELHOR DO MUNDO
 
                                            Crédito: Gerson Lopes/Arquivo ON

O  XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, foi eleito o melhor festival de folclore do mundo em 2018.
 
20 - DIA DO GAÚCHO. COMEMORAÇÕES MUNDO A FORA tendo Paixão Côrtes como homenageado na grande maioria dos desfiles.
 
                         
 
20 - GAÚCHO DA FRONTEIRA FAZ SUCESSO GRAVANDO DVD EM SÃO PAULO

Gaúcho da Fronteira canta ao lado de Leonardo
 
Foi sucesso absoluto o espetáculo de gravação do DVD do Gaúcho da Fronteira, em São Paulo. Gaúcho da Fronteira ousou em gravar o DVD, comemorativo aos 50 anos de carreira, numa superprodução, no Credicard Hall, em São Paulo, em pleno dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho. Alcançou pleno sucesso de público e comprovou ser o cantor rio-grandense em atividade de maior popularidade fora das fronteiras do Estado.
 
27 - LÉO PAIN VENCE "THE VOICE BRASIL"

Laís Yasmin ajuda Léo Pain a cantar sua última música 
Imagem: Reprodução/TV Globo 
 
O alegretense Leonardo Paim, agora conhecido nacionalmente como Léo Pain, foi o grande vencedor da 7ª edição do programa musical "The Voice", da Rede Globo, que aponta os melhores cantores e cantoras do Brasil, concurso este encerrado ontem a noite.
 
28 - AOS 42 ANOS MORRE LEONARDO MACHADO
 
Leonardo Machado deixa pelo menos dois filmes inéditos:
"A Cabeça de Gumercindo Saraiva" e "Legalidade".
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS
 

Um dos rostos mais conhecidos da dramaturgia gaúcha nas últimas décadas, Leonardo Machado morreu às 23h35min desta sexta-feira (28), aos 42 anos. Desde 2016, ele lutava contra um câncer de fígado. O ator estava internado no Hospital Moinhos de Vento
 
29 -  SESMARIA DA POESIA GAÚCHA 23ª QUADRA - RESULTADO   

 POESIA
1º lugar: Bento Gonçalves Carneiro, o vampiro sul brasileiro
Autor: Carlos Omar Villela Gomes
Intérprete: Rodrigo Cavalheiro
Amadrinhador: Geraldo Trindade
 
MÊS DE OUTUBRO
 
06 - O MTG realiza, neste final de semana, a 86ª CONVENÇÃO TRADICIONALISTA Extraordinária. O evento aconteceu no dia 06 de outubro de 2018, com início às 09hs, no DTG Morada de Guapos -  ASMC, localizado na Rua Nerci Pereira Flores, 179 – Centro, em Canoas.
 
07 - LUIZ MARENCO É ELEITO DEPUTADO ESTADUAL
 
 
Após muitos anos uma pessoa ligada a cultura regional gaúcha retorna a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O cantor Luiz Marenco, sem sua segunda tentativa, com 24.607 votos elege-se Deputado Estadual pelo PDT
 
13 - MORRE BERNARDINO VENDRUSCOLO
 
Bernardino era um defensor das causas tradicionalistas
na Câmara de Vereadores de Porto Alegre
 
21 - Estreia a peça teatral CAUSOS DO CORONEL - COMÉDIA GAÚCHA
 
 
Montagem baseada em causos e canções de Luiz Coronel traz Elton Saldanha, Fernanda Carvalho Leite e Oscar Simch
 
25 - Estreia o longa metragem A CABEÇA DE GUMERCINDO SARAIVA  
 
27 - O 16º BIVAQUE DA POESIA GAÚCHA foi realizado na noite de sábado, 27/10, no CTG M’Bororé, da cidade de Campo Bom. 
o poema vencedor foi A MOÇA EM QUARTO DE LUA
Autor: Moisés Menezes
Declamador: Rodrigo Cavalheiro
Amadrinhador: Henrique Arboitte Torrel de Bail
 
30 - MORRE PAULINHO PIRES
 
Foto: Léo Ribeiro 
 
Poeta, instrumentista e compositor, aclamado intérprete de serrote musical Paulo Dornelles Pires, o Paulinho Pires, 84 anos, faleceu nesta terça-feira. 
 
MÊS DE NOVEMBRO


03 - A 5ª TERTULIA DA POESIA foi realizada com sucesso, na noite de sábado, 03 de novembro, na cidade de Santa Maria. 

Os destaques são os seguintes: Primeiro Lugar: A PAZ DAS PRAÇAS
Autor: Marcelo Dávila
Intérprete: Priscilla Colchete

Amadrinhadores: Pablo Cardoso/Rodrigo Filipini 
 


11 - ACONTECE A 26ª TERTULIA NATIVISTA de Santa Maria

Primeiro Lugar: Cantador
Gênero: Milonga 
Letra: Adair de Freitas
Melodia: Adair de Freitas
Interpretação: Adair de Freitas


12 - CALIFORNIA DA CANÇÃO NATIVA É CANCELADA
 
O patrão do CTG Sinuelo do Pago, responsável pela Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, declara a rádio 96 FM em seu programa de notícias, que o festival não acontecerá na data prevista, ou seja, início de dezembro, tudo em função do atraso na liberação pela LIC o que ocasionou a fuga dos patrocinadores.

17  - A 27ª Vigília do Canto Gaúcho aconteceu na noite de sábado, 17 de novembro, na sede do CTG Os Gaudérios, em Cachoeira do Sul.


Primeiro Lugar:   MILONGA DE TERRA BRUTA
Gênero: Milonga
Letra: Marco Antônio Xiru Antunes
Melodia: Pedro Terra/Richard Pereira
Interpretação: Pedro Terra

18 -   CTG RANCHO DA SAUDADE VENCE O ENART

Rancho da Saudade comemora pela 6ª vez a vitória no ENART
 
Após, pelo menos, quatro horas de atraso e depois de vaias do público já cansado de esperar no Ginásio Poliesportivo, o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, foi divulgado como o grande campeão das Danças Tradicionais Força A do 33º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Esta é a sexta vez que o grupo vence a competição. As finais do maior festival de arte amadora da América Latina ocorreram durante todo o fim de semana no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A entidade, que pertence à 1ª Região Tradicionalista (RT), levantou o troféu itinerante da competição.
18 - Acontece com muito sucesso o DESAFIO FARROUPILHA DE 2018, tendo como tema Os Olhos do Coração, uma iniciativa da RBS TV capitaneada pelo repórter Giovani Grizotti e pela dupla César Oliveira e Rogério Melo tendo os dançarinos do DTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas, como participantes e a gaiteira cega Natalia Guastuci, 16 anos, de Rio Grande, como grande protagonista. Para cumprir a meta e viver a experiência da menina os jovens do DTG tiveram que realizar a difícil tarefa de aprender a dançar de olhos vendados como ponto de partida para a abordagem que esteve presente em todos os capítulos  do Desafio, ou seja, a inclusão social no tradicionalismo envolvendo portadores de deficiência. Aprenderam, também a linguagem de Libras para comunicação com as pessoas surdas. A cereja do bolo aconteceu no último ENART realizado no fim de semana passado em Santa Cruz do Sul quando o público que lotava o ginásio aplaudiu de pé a apresentação levando ás lágrimas os organizadores e participantes.
 
O ponto negativo foi a ausência sem justificativa nos ensaios e na apresentação final da artista Berenice Azambuja, de quem a gaiteira Natália é grande fã.

21 - OS SERRANOS COMEMORAM 50 ANOS DE MÚSICA NO THETRO SÃO PEDRO

 
Foram duas noites para celebrar junto ao público gaúcho os 50 anos de um dos grupos precursores da música tradicionalista. O espetáculo fez um passeio pelas cinco décadas do conjunto, apresentando seus principais sucessos e contando com um ilustre convidado, Frutuoso Araújo, que em 1968, na cidade de Bom Jesus – RS, junto com Edson Dutra, formou a dupla de gaiteiros que deu início ao que depois seria o grupo Os Serranos.

23 e 24 - Na noite de sábado, 24/11, subiram ao palco do CTG Clube Farroupilha, de Ijuí, as 16 canções finalistas do 7º FESTIVAL NATIVISTA CANTO DE LUZ

o Primeiro Lugar foi: A Luz, o Tempo e a Vida...
Letra: Rômulo Chaves
Melodia: Emerson Martins/Miguel Marques
Interpretação: Francisco Oliveira,  Raineri Spohr e Miguel Marques


23 e 24 - As fases Regional e Nacional do 15º CANTO DA LAGOA, foram realizadas nas noites de sexta-feira,23, e sábado,24, na cidade de Encantado.

PRIMEIRO LUGAR:  LUZIA
Gênero: Maçambique
Letra: Paulo Ricardo Costa
Melodia: Ronison Borba/Igor Tadielo
Interpretação: Igor Tadielo


24 - A canção “Brasilidade”, interpretada por Adrieli Sperandir, foi a grande vencedora do 11º FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO, realizado pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, na noite deste sábado (24/11), no Ginásio de Esportes Três de abril, em Pedro Osório. 

Primeiro Lugar: Brasilidade
Ritmo: Samba
Interpretação: Adrieli Sperandir
Letra: Alex Moreira
Melodia: Adriano Sperandir

30 - MARCELO CAMINHA INDICADO AO PRÊMIO PIER

 
O grande violonista Marcello Caminha foi indicado ao prêmio Pier pela criação do Método Manual do Violão Gaúcho. Mensa Brasil criou o  Prêmio Pier como forma de reconhecer, celebrar e incentivar iniciativas individuais para fomento e uso da inteligência para benefício da humanidade.

MÊS DE DEZEMBRO

03 - Faleceu nesta data vinte e cinco anos de idade o grande gaiteiro e ser humano iluminado, Jardel Borba, lá da minha São Francisco de Paula. Jardel lutava contra um câncer.

03 - Faleceu na manha de segunda-feira, 03 de dezembro o tradicionalista Elomir Geraldo Malta, apresentador do  programa Voz da Tradição, na TV Tradição e grande atuante do MTG.

13 - Beatriz Helena Miranda Araújo é escolhida como futura Secretária de Turismo do RS. Beatriz nasceu em Pelotas em 1962. Iniciou as atividades na cultura aos 22 anos, em 1985, como assessora da presidência na Fundação de Cultura, Lazer e Turismo de Pelotas (FUNDAPEL). Atuou de 1988 a 1992 na direção do Theatro Sete de Abril. Em 1992, deu início a trajetória como produtora cultural independente.

14 - O veterinário Aluizio Menezes Perez, de 24 anos, morreu na sexta-feira (14) após receber uma descarga elétrica durante um leilão de animais. Conhecido no meio dos ginetes como Lulu, ele veio à óbito após um choque que recebeu ao pegar o microfone durante um remate na Cabanha Veio D'Água, em Piratini. 

14 Faleceu  o menino Luis Henrique Bueno, de 8 anos, natural  de Soledade,  que sofreu uma queda de um cavalo em Espumoso, durante um rodeio. Ele veio à óbito na sexta, 14, no Hospital São Vicente de Paula, em Passo Fundo. Luís Henrique  teve traumatismo craniano após um tombo, no rodeio que acontecia no município. 

15 - CAVALGADA DO BEM É UM SUCESSO
 
 
Um mutirão do bem reuniu gaúchos e gaúchas ao longo deste sábado (15) em 68 municípios do Estado. Parte da ação Natal do Bem, promovida pelo Banco de Alimentos e RBS TV, a Cavalgada do Bem contou com o apoio de grupos relacionados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) a fim de recolher produtos para entidades abastecidas pela instituição.  Em sua primeira edição, a Cavalgada contou com mais de 123 grupos tradicionalistas, que realizaram 121 cavalgadas e arrecadaram aproximadamente 80 toneladas de alimentos.

27 - Morre na cidade de Caxias do Sul, aos 78 anos, o radialista e tradicionalista Gonçalves Chaves Calisto, mais conhecido em toda a região serrana como Cabeleira.

28 - Morre na cidade de Santa Maria o advogado, escritor, poeta e ex-vereador daquela cidade, Humberto Gabi Zanatta, autor de clássicos como Tropa de Osso e Não Podemos se Entregar Pros Home, que marcaram época na Califórnia.