RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

AUGUSTE DE SAINT HILAIRE NO RS


Resumo 28 - Viagem ao Rio Grande do Sul - Por: Jeandro Garcia
Abril de 1821 - Auguste de Saint-Hilaire
Aldeias de São Luiz - Cultivos - Varíola
 
 
 
Os índios de São Luís são alegres como os de São Nicolau, mas parecem mais alegres e satisfeitos. Pois possuem um administrador inteligente, que os faz trabalhar, mas provém tudo para que nada lhes falte.
 
Havia uma grande quantidade de arroz, milho e feijão, resultado do trabalho dos índios. Tudo era resultado de seus trabalhos e eram consumidos por eles, o excedente e os tecidos das colheitas de algodão eram trocados por bovinos, pois os índios de São Luís sempre comem carne. Quase todos trabalham na lavoura, mas o administrador também permite que tenham plantações particulares e lhes dá férias para que possam cuidá-las.
 
Saint-Hilaire conhece inúmeras destas roças, todas muito bem cuidadas, com plantações principalmente de milho, feijão, mandioca, batata, abóbora e melancias. Durante a colheita moram em pequenas choupanas para impedir possíveis roubos.
 
A varíola é uma das grandes causas do despovoamento desta província. Desde o tempo dos jesuítas ela mata mais índios do que outras raças. Apenas os habitantes de Santo Ângelo foram poupados, pois o administrador os vacinou a tempo.