RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
LEVANTA GAÚCHO ! Foto: Reprodução G1/Globo

terça-feira, 2 de outubro de 2018

VALE O BOM DEBATE


Geraldo Trindade maquiado de vampiro
 
Por motivos particulares não pude me fazer presente da Sesmaria da Poesia de Osório, em sua 23 quadra, ocorrida neste sábado, dia 29 de setembro, e ainda não consegui apreciar os poemas concorrentes. Algumas manifestações chegaram ao nosso blog em relação a poesia vencedora. Não estão discutindo a qualidade do trabalho de Carlos Omar Villela Gomes, multicampeão, que novamente venceu o festival, nem as apresentações do grande amadrinhador Geraldo Trindade e do competente declamador Rodrigo Cavalheiro, que arrebatou o prêmio de Melhor Intérprete. 
 
O que recebemos, através de alguns e-mail, foi algum descontentamento em relação a "produção" do poema e a opinião de que nossos festivais viraram uma teatralização esquecendo-se de que o foco é a mensagem poética em si.
 
A poesia vencedora e que reculutou algumas opiniões contrárias em face ao que citamos acima é "Bento Gonçalves Carneiro, o Vampiro Sul-brasileiro" (fiquei curioso para ver a letra). Tal inconformidade surgiu porque Geraldo Trindade apareceu para seu amadrinhamento maquiado de vampiro e o declamador Rodrigo Cavalheiro adentrou ao palco, carregado, dentro de um caixão rsrsrsrsrr....... 
 
Tenho para mim que a dupla Carlos Omar/ Geraldo Trindade são criativos, inovadores, e costumam em seus trabalhos sair do lugar comum, ou seja, levar um algo mais ao público. Sendo assim, não vejo grandes problemas. Contudo, respeito a opinião daqueles declamadores e poetas de pensamento diferente e que valorizam somente o que vem escrito no papel, sem "pirotecnias", como alguém escreveu.
 
E fica a pergunta: - Até que ponto esta encenação paralela influencia na cabeça dos jurados?  
 
O debate é bom e.. está aberto.  

declamador Rodrigo Cavalheiro é levado ao palco num caixão
 
 Fotos: Esteio da Poesia