RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 30 de outubro de 2018

EU PENSO EM DEUS



Fazer parte do disco dos Monarcas é um orgulho para qualquer compositor. Pois neste álbum duplo recém lançado tive a sorte de ter duas letras minhas compondo o repertório deste grupo que é o ícone da  musicalidade galponeira. Uma destas composições traz por título "Eu Penso em Deus". 

Mas quem é, ou o que é Deus? Um velho de barbas brancas, uma energia a vagar no cosmos, Jeová, Alá, Netuno? Não importa. Cada qual tem seu Deus, sua crença. 

O que realmente conta é que, ao pensarmos em Deus, ao orarmos, nos tornamos mais humanos, mais tolerantes com o pensamento diferente do nosso. E foi neste sentimento que escrevi a letra abaixo musicada por este maravilhoso conjunto.  

EU PENSO EM DEUS
Letra: Léo Ribeiro de Souza
Música: Ivan Vargas 

Nas madrugadas de horas largas, alma descansa,
cá no meu rancho bate a saudade longe dos meus
então reponto uma tropilha de lembranças
bombeando o fogo, palmeando a cuia, pensando em Deus.  

Nesta labuta buscando o pão de cada dia
ando a galope entre chegadas e partidas
mas no silêncio, no "ôh de casa" da nostalgia
eu agradeço este regalo: o dom da vida.  

EU PENSO EM DEUS AO FITAR UMA MOLDURA
NA ESTAMPA ANTIGA PERPETUADA PELO TEMPO
PELOS QUE SOFREM POR AUSÊNCIA DE TERNURA,
E PELOS SONHOS QUE PERDI MAS NÃO LAMENTO.  

EU PENSO EM DEUS NO RETRECHAR D'AGUA NA SANGA
NO FRIO DO INVERNO, NA SOLIDÃO DE UM CORREDOR,
FALO COM DEUS NO ABRIR DA GAITA COR DE PITANGA,
NAS TRÊS MARIAS, NO TEU SORRISO, NO CAMPO EM FLOR.  

A minha crença anda comigo por onde eu ande
em meio ao povo ou então solito, aonde estou,
rezo por mim, por minha gente, pelo Rio Grande
e dou mil graças pelo que tenho, pelo que sou.  

Nasci gaúcho, morro gaúcho, não "frouxo" um tento
sou conhecido do litoral a São Tomé
mas pouco adianta andar aí vazio por dentro
o tudo é nada sem termos Deus, sem termos fé.