RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE


DE PASSO FUNDO
 
os musicais de todos os grupos uniram-se para executar
Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, de Leonardo 
 
Sábado, dia 25, estivemos no encerramento do XIV Festival Internacional de Folclore no Parque da Gare, em Passo Fundo. Que evento fantástico!
 
As atividades começaram no dia 17 e enceram-se, como descrevi acima, no dia 25 de agosto com uma intensa programação que envolvia desfiles de rua, apresentações em praças públicas, missa folclórica, oficinas de dança, oficinas de conversação, visitas a museus... A comunidade passofundense envolveu-se profundamente neste evento folclórico sem igual na América Latina prestigiando as diversas apresentações que envolveram grupos da África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Eslováquia, Estados Unidos, Canadá, França, Maranhão (que viajaram 59 horas de ônibus para se fazerem presentes), México, Minas Gerais, Peru e Polônia.
 
O hino do festival, cantado pelos integrantes de todos os países e um coro de mais de 3 mil vozes foi composto por meu amigo Rodrigo Cavalheiro.
 
E agora a notícia dada em primeira mão na noite de encerramento: O Festival de Folclore de Passo Fundo foi apontado como um dos quatro maiores do mundo. Com isto, passa a concorrer, na Coréia do Sul, ao Prêmio de Maior Festival de Folclore do Mundo. Vamos ficar na torcida. Passo Fundo que já nos brinda com a Jornada de Literatura e que foi a precursora dos Desfiles Temáticos Farroupilhas, merece.   
 

uma estrutura fantástica para abrigar 5 mil pessoas