RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

OFICINAS LITERÁRIAS


O FAZER POÉTICO DIMAS COSTA
 
 

Convidamos aos interessados para a segunda etapa das Oficinas Literárias O Fazer Poético Dimas Costa, promovidas pela Estância da Poesia Crioula e ministradas por Paulo de Freitas Mendonça.
 
Período: 04 meses – 15 de Agosto a 12 de dezembro/2018;
Horário: Das 18 às 20h 
 
Investimento: 100,00 mensais por pessoa.
Conteúdos:
Considerando que a primeira edição foi de conteúdo teórico, esta seria mais de produção poética.
Cada encontro consiste em:
- Leitura de poemas curtos, seguida de análise de conceitos técnicos, sonoridade e valor literário;
- Exercícios de produção poética com formas e rimas estudadas na primeira edição;
- Leitura e avaliação da produção diária do grupo.
- Leitura e debate sobre parte do texto “A poética de Aristóteles”;
Material:
- cópias de textos e exercícios fornecidos pelo oficineiro;
Resultado:
Publicação dos poemas no perfil O Fazer Poético no facebook e um blog específico.
 
Breve currículo de Paulo de Freitas Mendonça
 
Paulo de Freitas Mendonça é um estudioso da produção poética, criador do método de ensino “O FAZER POÉTICO”, consagrado internacionalmente como poeta, pajador e palestrante. Autor de livros importantes como O Pajador do Brasil – Estudo Sobre a Poesia Oral Improvisada. Possui obras poéticas de sua autoria publicadas em discos e livros no México, Perú, Chile, Argentina e Uruguai. Realizou palestras sobre poética em importantes instituições de ensino a exemplo de Universidade Federal de Caracas - Venezuela, Universidade Federal de Buenos Aires - Argentina, Faculdade de Letras da Universidade Federal de São Paulo, Ipa – Porto Alegre, Biblioteca Nacional do Uruguai – Montevideu, Biblioteca Municipal de Nueve de Julio – Argentina, Centro de Eventos de Villanueva de Tápia – Espanha, UNISINOS – São Leopoldo, Faculdade de Tecnologia – Bento Gonçalves, Feira do Livro de Porto Alegre, Feira do Livro de Bento Gonçalves, Feira do Livro de São Pedro do Sul (da qual foi patrono/2005), Casa do Poeta Santa-mariense – Santa Maria, Casa do Poeta de São Pedro do Sul, Estância da Poesia Crioula em Porto Alegre, Porto Poesia – Porto Alegre, MTG – Porto Alegre, Congresso Estadual de Professores – Viamão, 1º Seminário sobre Chamamé, em Corrientes, Argentina, Seminário da Língua Portuguesa e Literatura Rio-grandense - Rio Pardo, Fórum de Educação - Rio Pardo, Escolas de oito cidades na Província de Veráguas, no Panamá, 1º Seminário Internacional de la Paya, em Santiago do Chile, entre outros locais expressivos.
 
É Pajador, poeta, compositor, apresentador, jornalista, pesquisador e diretor do Jornal do Nativismo. Membro da Estância da Poesia Crioula, da Casa do Poeta de São Pedro do Sul e da APADEG. Sócio honorário da Associação de Trovadores Luiz Müller. Representante brasileiro no Comitê Internacional da Poesia Oral Improvisada. Já improvisou com brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, espanhóis, porto-riquenhos, panamenhos, canários, cubanos, italianos, norte-americanos, bascos, mexicanos, açorianos e venezuelanos.