RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Recuerdos da companheirada e do velho parceiro (Mouro Negro).

segunda-feira, 25 de junho de 2018

62º RODEIO DE POETAS CRIOULOS


FOI UM SUCESSO
 
Beatriz de Castro,  homenageada do 62º Rodeio de Poetas Crioulos
na foto com os filhos Kico Freitas e Betina Mariante Cardoso
Crédito: Marilene Huff

 
As comemorações do 61º aniversário da Estância da Poesia Crioula, sábado e domingo, que teve como ponto alto a realização do 62º Rodeio de Poetas Crioulos, no auditório Pão dos Pobres, em Porto Alegre, foi um verdadeiro sucesso. Bem organizado, emotivo e tapado de lembranças boas daqueles que fizeram esta entidade alcançar o reconhecimento de todos na labuta pela arte poética do Rio Grande do Sul.
 
Com a presença de dezenas de vates e convidados de diversas localidades, inclusive de fora do Estado, foram distribuídos certificados a novos associados. Posteriormente com uma bela e ilustrativa palestra proferida pelo ex-presidente Cândido Brasil, começaram as homenagens a Beatriz de Castro, fundadora e única mulher a presidir a Academia Xucra do Rio Grande do Sul. Da mesma forma, in memoriam, foi reverenciado o Patrono Espiritual do Rodeio, o escritor Hélio Moro Mariante. Seguiram-se belas apresentações poéticas e musicais abrilhantando ainda mais o evento.
 
Ao final, por aclamação, foi eleita a diretoria para o biênio 2018/2019 sendo reconduzido o atual Presidente Ubirajara Anchieta.
 
Em face do mau tempo a tradicional romaria na Sesmaria do Infinito, monumento da EPC no Parque da Harmonia onde se reverencia os Poetas Mortos, foi transferida para o dia 29 de junho. As comemorações findaram com muita confraternização num almoço seguido de sarau poético.
 
Parabéns a esta importante Academia literária a qual já tive a honra de presidir.