RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 20 de abril de 2018

HOJE É DIA ESTADUAL DO TROPEIRISMO




De acordo com o Projeto de Lei nº 222 /2010 de autoria do Deputado Francisco Appio o dia 20 de abril foi instituído no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul como o Dia Estadual do Tropeirismo.

Portanto, comemoramos e reverenciamos na data de hoje, esta figura bravia que através de toscas estradas, picadas e caminhos pedregosos ajudaram a escrever a história de nosso solo gaúcho.  

Foi do pouso das tropas, dos rastros das cavalhadas, que muitas cidades nasceram. Foi dos tições apagados pelos tempos que assopramos um naco de brasa para reviver e reconhecer, nos dias, de hoje, a importância da vida tropeira na formação de nossa identidade cultural.  

Há poucos dias, ainda neste mês de abril, tivemos, em Bom Jesus, a realização de mais um seminário sobre o tropeirismo. É lindo de ver o repasse de informações de quem vivenciou uma réstia daquele tempo. Bom Jesus foi rota dos tropeiros que vinham de Sacramento cortando a serra com centenas de muares para a entrega em Sorocaba. Quantas e quantas histórias se passaram nestas jornadas.  

Dentre as pessoas que preservam e valorizam o ciclo do tropeirismo em nosso Estado Valter Fraga Nunes e Marco Aurélio Angel são dois abnegados. Possuem tropas de mulas, anualmente fazem típicas cavalgadas revivendo aquele período épico e, o mais importante, fazem ótimas palestras sobre o tema mostrando trastes daqueles heróis que cortaram esta querência. Se houvesse mais pessoas voluntariosas assim, nossa tradição, como um todo, não morreria jamais.  

O real valor dos tropeiros na formação geográfica e cultural deste Rio Grande velho foi imensurável e, sem seguidita, vamos postar muito mais, aqui neste espaço, sobre estes aventureiros desbravadores.  

Um bom Dia do Tropeirismo a todos.   
 
 
Valter Fraga Nunes, Marco Aurélio Angel, Sérgio Barbosa, José Fonseca 
e outros parceiros ainda preservam as tradições do tropeirismo.