RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A ARTE DE AVALIAR A ARTE


Notem a dificuldade que é esta função de julgador. Vamos pegar como exemplo o carnaval, que findou nesta quarta-feira de cinzas.
No Estandarte de Ouro, premiação paralela promovida pela Rede Globo de Televisão que coloca no sambódromo toda sua equipe de comentaristas e analistas especializados em carnaval, não coube um prêmio sequer a escola Beija-flor quando, no mínimo, seu samba enredo deveria ser agraciado pois qualquer pessoa minimamente entendida via que era, disparado, o melhor de todos. O Estandarte de Ouro para Melhor Escola, segundo a Globo, coube a Salgueiro que acabou tirando o terceiro lugar na apuração oficial.  
Mas aqui pela província também temos os entendidos em carnaval e o jornal Zero Hora, publicou a opinião de seus enviados aos desfiles do Rio de Janeiro. Bombeando os palpites da "rádio mais carnavalesca do Brasil", ou seja, a Gaúcha, definitivamente concluímos a dificuldade desta tarefa de análise e julgamento. Com exceção de Claudio Brito, nenhum comentarista que esteve na Cidade Maravilhosa citou a Beija-Flor entre suas cinco favoritas. Teve até quem chegou a ressaltar: - Realmente, a Escola de Nilópolis não foi bem... Resumo da ópera, Beija-flor campeã.
Ah.... como é difícil esta arte de avaliar a própria arte.