RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sábado, 2 de dezembro de 2017

O GRÊMIO, A INVEJA E O TEMPO


Sobre o mesmo tema de nossa postagem de ontem, descobri no face uma visão lúcida de um ilustre, professor, jornalista, pessoa ligada ao mundo poético, torcedor colorado. Thiago Suman.

Fugimos, um pouco, da temática deste blog, mas quando surge uma opinião sensata sobre o mundo gaúcho que nos rodeia, vale a pena. 


 
O GRÊMIO, A INVEJA E O TEMPO!
 
Sim, os tricolores vivem hoje o apogeu dos anos 2000. O dia mais feliz da vida dos gremistas da minha geração - que ainda não tinham sorvido esse sabor mágico - e a retomada do sentimento da conquista de gerações que estavam com saudade disso.
 
E o destino trabalhou perfeitamente bem pra te dar esse momento com a melhor história pra contar pros filhos.
...
• Teve o maior ídolo na casamata
• Teve clima tenso, arbitragem e imprensa do centro do país contra
• Teve lesão de dois dos principais nomes. O capitão e o camisa 10
• Teve a montagem de time com jogadores renegados e que foram essenciais e protagonistas. Jael, Fernandinho, Cortez, Bressan, Cícero...
• Teve a decisão fora de casa e contra argentino
E pra consagrar isso tudo:
• Teve Inter na série B
• Teve Inter Vice na B.
 
Não te invejo, Grêmio. Mas, te valorizo, pois, no teu período desértico, nós focamos na bola e vivemos tudo isso. Nessa coisa gêmea da gangorra Grenal tem essa armadilha. E nessa época, não te poupamos. Então, pode zoar e cornetar. Vocês acabaram com o planeta, fizeram minuto de silêncio e tudo mais. Eu ri disso. Eu sei o quão gostoso é poder gritar que é campeão. De tanto título, fiquei sem voz, agora é tua vez.
 
Não te invejo, Grêmio. Mas, me inspiro, pois, precisamos de uma gestão tão madura e coesa como a de Romildo, para voltarmos a sermos nós. A bola não entra por acaso e precisamos reconhecer teu sucesso, pra compreendermos onde mexer e como renascer.
 
Não te invejo, Grêmio. Mas, te aplaudo, reconhecendo tua grandeza, que faz de nós dois gigantes e quanto mais tu avança, mais me obriga a correr. Essa nossa dualidade será motor, pois, eu vi teu sofrimento nos últimos 15 anos e não quero esse amargor.
 
Não te invejo, Grêmio. Mas, te sorrio, em respeito e carinho aos meus amigos, familiares e colegas de imprensa que são gremistas.
 
Não te invejo, Grêmio. Mas, te prometo: Tuas façanhas serão lenha na minha fogueira e ressurgiremos apoteóticos pra epopeias de grenal.
 
Não te invejo, Grêmio. Mas, no fundo, invejo um pouco, sim...
 
Passa tempo, gira tempo, voa tempo...