RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

EU SÓ QUERIA ENTENDER




 
Hoje em dia as coisas estão meio turbulentas em todos os setores da vida. Estive pensando sobre o caso daquele menino lá de Santo Angelo que o Conselho Tutelar proibiu de tocar sua gaita na rua pois considerou que pudesse haver uma exploração de trabalho infantil por parte de sua mãe.
 
Não vou entrar no mérito. Vamos dizer que o Conselho Tutelar esteja certo.
 
Então, no domingo, vou ao Brique da Redenção em Porto Alegre e me deparo com crianças índias, ainda de menor idade, horas a fio sob um sol escaldante, de pés descalços, cantando suas cantigas guaranis em troca de alguns minguados sob as vistas de dezenas de curiosos.
 
Outra coisa. Os artistas mirins, dentro de um bom teatro, podem trabalhar. Isto não seria mais uma discriminação com os Artistas de Rua?
 
Sobre os índios, vejo que o ser humano está sendo deixado de lado por haver uma legislação específica para eles. Na verdade o Novo Código Civil (2002) retira os índios da categoria de relativamente incapazes e dispõe que a capacidade dos índios será regulada por legislação especial até hoje sendo aguardada, ou seja, até lá vamos fazendo vistas grossas.