RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

COMEMORAÇÕES FORAM UM SUCESSO


foto: Mateus Bruxel / Agência RBS
 
 
Quem lesse alguma matéria sobre as programações farroupilhas há uns três meses atrás por certo imaginaria que as mesmas não aconteceriam da maneira como aconteceram em virtude de que a maioria das cidades ficou sem apoio público ou privado em face da crise. Mas a gauchada se vira e tudo saiu melhor do que a encomenda. Cavalgadas, desfiles, acampamentos, projetos culturais, concursos artísticos, espetáculos musicais e, principalmente, o atavismo, o orgulho de comemorar o 20 de setembro. 
 
Aqui eu estendo um cumprimento ao MTG que encabeçou esta missão de organizar os festejos, embora muita coisa tivesse que ser suprimida em face da já citada dificuldade econômica. 
 
O engraçado é que no ano passado os então candidatos a prefeitos (agora eleitos) foram de rancho em rancho pedindo votos e prometendo mundos e fundos. Este ano, pelo menos no Acampamento Farroupilha, não vi ninguém deste time para dar apoio aos acampados. 
 
O que importa, realmente, é que tudo transcorreu acima do previsto e o 20 de setembro por todo o Rio Grande do Sul e quase toda a federação (em Santa Catarina as comemorações foram oficializadas) e diversos países pelo mundo a fora, transcorreram de forma justa e perfeita.
 
Parabéns a todos os envolvidos.