RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 12 de julho de 2017

PARABÉNS, PAIXÃO CÔRTES!


Paixão Côrtes e Léo Ribeiro
 
Quem de nós que vivencia a cultura regional gaúcha não tem admiração por João Carlos D'Avila Paixão Côrtes? Pois hoje este grande ícone do tradicionalismo está completando 90 anos de idade, a maioria dele em prol de do resgate e preservação de nossos costumes. Será que as nossas tradições como um sodo seriam as mesmas se não fosse o denodo, a iniciativa, a crença, a perseverança deste filho de Santana do Livramento?
 
Convivi diversas vezes com este ser iluminado e, em todos estes preciosos momentos, só tive a aprender, a me espelhar.
 
Para falar da importância de Paixão Côrtes para este processo de renovação cultural pelo qual passamos a conviver a partir da década de 40 precisaríamos de muito tempo e outras pessoas, com certeza, saberão expressar-se melhor. Queremos ocupar este espaço apenas para agradecer-lhe por tudo que tem feito em matéria de autenticidade, de pesquisa, de devotamento a esta que é, no planeta, uma das mais belas formas de cultivo as raízes de sua terra, ou seja, a tradição gaúcha.
 
Gracias! Obrigado! Deus lhe pague, meu Irmão de uma Ordem Maior, por nos guiar nesta jornada de luz. Ao sermos influenciados desta forma pelo solo onde nascemos precisávamos de um guia, pois tudo podia ser vago, ter outras cores, outras perspectivas. Se somos puros, atávicos, retos como goela de João-Grande devemos a tua paixão, Paixão, por este Rio Grande velho.
 
Longa vida, Mestre.
 
Foto: Agência RBS