RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 23 de maio de 2017

UMA VENCEDORA DIFERENTE


NO 10º CANTO MISSIONEIRO


Coube a Comissão Avaliadora da foto acima, composta por Juliano Javoski, Marcello Caminha, Antônio Fontoura, Léo Ribeiro e Juca Moraes, a responsabilidade de apontar a grande vencedora do 10º Canto Missioneiro, da cidade de Santo Ângelo, num trabalho que começou lá na triagem quando 898 composições foram inscritas.
 
E o resultado não poderia ser mais acertado, porém diferente.
 
A música vencedora, na triagem, concorreu a capela, ou seja, sem nem um instrumento de acompanhamento (nas noites do festival subiu ao palco com um bombo leguero).  Não havia gaitas, violões, contrabaixos, percussão, nada... só um vocal impressionante que cativou os avaliadores e a todo o público presente que lotou o teatro e que aplaudiu de pé. 
 
A letra é simples, embora retrate com fidedignidade e poesia lugares e momentos da comunidade local e como diz o grande Glênio Fagundes "o difícil é fazer o singelo ficar bonito, pois complicar qualquer um complica". 
 
O que diferenciou este trabalho foi o conjunto da obra - melodia, arranjo, letra, vocal e apresentação - e talvez o principal motivo, o diferencial. A  vitoriosa teve a seguinte ficha técnica: Letra: Cláudio Reinke; Melodia: Jean Kirchoff e Interpretação: Bah Q'Tri 
 
Muitos até me perguntaram: - Mas como!? Tu que defende o campeirismo também optar por esta composição urbana!? Isto é música para concorrer na Moenda de Santo Antônio (um festival mais aberto)!
 
Ao que eu sempre respondo: - A música, sendo boa, não tem fronteiras.
 
Não abro mão de um ronco de bugio, mas não é de valde que gastei uma boa quantia para ir ao show dos Rolling Stones e, agora, o de Paul McCartney.