RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Realmente, o assunto Baiano Candinho despertou grande interesse em nossos leitores. Olhem só a verdadeira relíquia que nos chega através do meu amigo e parceiro de cavalgadas Marco Aurélio Angeli, carinhosamente cohecido como Zoreia, um dos homens mais campeiros deste Rio Grande. O flagrante é um retrato, talvez único, onde aparece Baiano Candinho (o penúltimo sentado a direita). Tal chapa, segundo a saudosa avó do Marco Aurélio, foi por ocasião de uma eleição. O que podemos concluir, é que estas pessoas (reparem as vestimentas) faziam parte do famoso Esquadrão Josaphat durante a Revolução Federalista aonde Candinho era o grande líder na região de Três Forquilhas. Tal foto faz parte do acervo do Marco Aurélio.

COMEÇANDO A LIDA BLOGUEIRA COM:

quarta-feira, 3 de maio de 2017

REPONTANDO DATAS


Num dia 03 de maio, do ano de 1947 nascia em Tucunduva, RS, Cenair Maicá, um dos Troncos Missioneiros que, como todo cantor da região da terra vermelha dos Sete Povos, gostava de cantar o Rio Uruguai e os temas sociais que nos rodeiam. Sua composição mais destacada foi Canto dos Livres.

Também num dia 03 de maio, do ano de 1974, nascia em São Borja, RS, Rodrigo Bauer, um dos melhores poetas da nova geração, grande vencedor em diversos festivais pelo Rio Grande.