RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

COMEÇANDO A LIDA BLOGUEIRA COM:

sexta-feira, 5 de maio de 2017

ESQUILA E VINDIMA EM ENCRUZILHADA


 

A cidade de Encruzilhada do Sul retorna de forma efetiva ao roteiro dos festivais nativistas do Rio Grande do Sul. Lá naquela querência, mais precisamente no galpão do CTG Rodeio de Encruzilhada, de sexta-feira, 05 de maio, até domingo, 07,  acontecerá a 1ª Esquila e Vindima do Canto Gaúcho, evento promovido e executada pela JBA Produções Culturais, em parceria com a comunidade cultural do município, através da entidade anfitriã.
 
A mostra competitiva inicia na sexta-feira, com a apresentação das 06 músicas classificadas para a Etapa Regional, exclusiva para compositores de Encruzilhada e dos municípios lindeiros.    Desta fase, serão destacadas 02 obras para retornarem ao palco da Esquila e Vindima, concorrendo em igualdade de condições com as 12 composições já definidas para a Etapa Estadual.   Estas 12 músicas da Etapa Estadual, mais as 2 obras oriundas de Etapa Regional, divididas em dois grupos de 07, formarão o mosaico de concorrentes das noites de sábado, 06/05 e domingo, 07/05. 
 
Além das músicas concorrentes, o público poderá apreciar os espetáculos do cantorCristiano Quevedo, na sexta-feira, e do cantor Nilton Ferreira no domingo. No sábado, haverá um baile animado pelo Grupo Cantar Galponeiro.
 
Os ingressos para todas as atividades do festival estão sendo comercializados ao custo de R$ 15,00 individual. O pacote para as três noites, custa R$ 35,00.
 
A única atividade com entrada franca, é a palestra de cunho regional gaúcho, programada para as 10 horas da manhã de sexta-feira, 05/05, no próprio CTG Rodeio de Encruzilhada.
 
Uma característica da 1ª Esquila e Vindima é a não realização de uma Grande Final, ou seja, as obras concorrentes na Etapa Estadual, não terão um segundo momento para se apresentarem.  Neste formato, a comissão avaliadora, igualmente terá uma única oportunidade para observar e conceituar as canções concorrentes, exceto as duas obras originárias da etapa regional.
 
A propósito da comissão avaliadora, ela estará formada por pessoas que são referência no nativismo gaúcho e que apresentam totais condições para o exercício da difícil missão.   Os jurados são,  a cantora Loma Pereira, o poeta e compositor Jaime Brum Carlos e o músico e compositor Carlos Madruga.
 
O CD da 1ª Esquila e Vindima será gravado ao vivo pela empresa Studio Zeus e contará com as 14 músicas concorrentes na Etapa Estadual.   O lançamento está previsto para julho de 2017.
 
É sempre importante valorizar quem investe em cultura, por esta razão tornam-se obrigatórios a citação e o agradecimento aos patrocinadores do projeto da 1ª Esquila e Vindima do Canto Gaúcho, as empresas  Arroz Realengo - o melhor por natureza;  e Laticínios Bio/Steffenon Alimentos.
 
Também é fundamental observarmos que a captação destes patrocínios só foi possível, graças ao Sistema Pró-Cultura RS, mecanismo de incentivo a cultura disponibilizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.